Topo

Esse conteúdo é antigo

Pesquisador é atacado por leão, responde com soco e é salvo por colegas

Gotz Neef saiu com vida do duelo arriscadíssimo contra um leão - Reprodução/Facebook
Gotz Neef saiu com vida do duelo arriscadíssimo contra um leão Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

23/12/2020 10h55

Um pesquisador levou diversos pontos no braço e ficou com marcas de mordidas após ter de lutar com um leão e só conseguir escapar com vida ao socar o animal. Gotz Neef, de 32 anos, é um especialista em pássaros, que estava em uma expedição por Botsuana quando o incidente aconteceu.

Segundo relatado no Facebook da página Botswana Wild Bird Trust, organização com quem ele fazia suas pesquisas, Neef estava em sua tenda, quando ouviu um barulho do lado de fora e viu uma sombra.

O leão que estava do lado de fora estaria faminto e muito magro. Ao perceber o perigo, Neef conta ter dado um soco no felino e uma briga de quase cinco minutos se deu, atraindo um colega do pesquisador.

"Eu não sabia o que estava do lado de fora da minha tenda, então gritei por socorro e atingi o nariz daquilo, tão forte quanto pude. [O leão] então fui atacado e ele começou a me morder", contou Neef. "Ouvi alguém gritando: 'é um leão'. Tentei afastá-lo com meu saco de dormir, mas ele estava determinado a me atacar".

For any official media enquiries please email media@wildbirdtrust.com

Publicado por Botswana Wild Bird Trust em Quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

O colega Rainer Von Brandis saiu seminu de sua tenda para salvar o amigo. "Eu acho que estava vestindo uma camiseta e saí com uma lanterna presa à cabeça, gritando com o leão que atacava meu colega", diz o pesquisador, de 46 anos. Eles estavam em um grupo de oito pessoas no acampamento.

"Ouvi Gotz gritar e corri naquela escuridão, com a lanterna, para ver aquele grande leão caindo sobre sua tenda. Ele estava com uma pata em Gotz e tentava mastigar uma parte da tenda - ao invés de Gotz. Joguei galhos com espinhos, e não estava adiantando, o leão já estava tentando morder o cotovelo do meu colega", relata Von Brandis.

A solução veio de outro colega, Tomalets Setlabosha, que entrou em uma picape. "Ele saltou na Land Cruiser e atropelou o leão. Foi preciso bater três vezes nele para que ele saísse. Acabamos eutanizando o leão, o que foi a coisa mais caridosa a fazer, já que ele estava apenas pele e osso. Dessa forma, ele morreria de forma agonizante sendo devorado por outros leões, ou morrendo de fome", lamentou Von Brandis.

Gotz foi levado a um hospital na Namíbia, onde foi tratado e está se recuperando bem. Ele mora na capital do país, Vinduque. A briga aconteceu no dia 5 de dezembro, mas só hoje atraiu atenção da imprensa internacional.

We are so glad Götz is on the road to recovery.

Publicado por Botswana Wild Bird Trust em Sexta-feira, 18 de dezembro de 2020