Topo

Esse conteúdo é antigo

Países da Ásia, Oceania e Europa já comemoram a chegada de 2021

Do UOL, em São Paulo*

31/12/2020 09h53

Os países da Oceania, Ásia e Europa já celebram a chegada do ano de 2021 com fogos de artifícios sobre pontos turísticos e com restrições devido à pandemia do novo coronavírus.

Com um cenário controlado da pandemia do novo coronavírus, a Nova Zelândia comemorou a chegada de 2021 com fogos na SkyTower e luzes na Ponte do Porto, em Auckland, cidade mais populosa do país.

Bandas como Whitechapel Jack e Halo começaram a animar multidões na beira-mar de Auckland já no entardecer do último dia do ano de 2020 no país.

Com a covid-19 controlada no país, pessoas dançaram e cantaram livremente e sem máscaras durante os shows, que foram até a hora da virada.

Quando o relógio bateu 0h e o ano de 2020 ficou para trás, fogos foram estourados na Auckland Sky Tower. Na beira-mar, ainda rolou show da banda de Jordan Luck.

O exemplo neozelandês

Pelo exemplo do país na contenção do novo coronavírus, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden, foi escolhida como uma das dez personalidades do ano pela revista Nature.

Enquanto diversos países enfrentam uma forte recessão devido à pandemia de covid-19, a Nova Zelândia já saiu da sua, registrando um crescimento de 14% do PIB (Produto Interno Bruto) durante o trimestre entre julho e setembro.

Segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins (EUA), a Nova Zelândia, que possui cerca de 4,8 milhões de habitantes, registrou, até agora, apenas 25 mortes decorrentes da doença —e a última foi registrada há mais de três meses, na segunda dezena de setembro.

Um Porto de Sydney vazio celebrou a chegada de 2021 na Austrália - Brook Mitchell/Getty Images - Brook Mitchell/Getty Images
Um Porto de Sydney vazio celebrou a chegada de 2021 na Austrália
Imagem: Brook Mitchell/Getty Images

Já é Ano Novo na Austrália

Do leste ao oeste, o mundo vai celebrando a chegada de 2021. Após a Nova Zelândia dar boas-vindas ao ano novo, foi a vez de a Austrália iniciar seus festejos.

Em Melbourne, pessoas se aglomeraram na Praça da Federação à espera de o relógio bater meia-noite. Em Sydney, poucas pessoas foram até o porto apreciar a tradicional queima de fogos, que foi televisionada.

Que ano do inferno [...] Esperançosamente, 2021 será mais fácil para todos nós" Gladys Berejiklian, premiê do estado de Nova Gales do Sul, que inclui Sydney

Com o norte da cidade enfrentando um surto do novo coronavírus, o governo local desistiu até da ideia de permitir que 5 mil pessoas que trabalham na linha de frente de combate à pandemia de covid-19 pudessem comparecer no Porto de Sydney para ver a queima de fogos.

Virada na Ásia

Na Coreia do Norte, cidadãos compareceram à principal praça de Pyongyang para acompanhar shows em um palco decorado com um grande e colorido cartaz escrito "2021".

Em Shenzhen, na China, rolaram shows de luzes no céu, e em Wuhan, epicentro da pandemia do novo coronavírus no início do ano, teve aglomerações nas ruas.

"Welcome 2021" ("Bem-vindo 2021") e "Happy" ("Feliz") foram algumas das frases formadas por drones em Manila, nas Filipinas, e em Taiwan, houve a tradicional queima de fogos na Taipei 101 durante a virada.

No Japão, que também já virou, o governo tem pedido comemorações comedidas devido a um novo surto de covid-19 no país, e o tradicional cruzamento de Shibuya, em Tóquio, ficou controlado por policiais.

Os russos celebraram a chegada do novo ano se reunindo no Kremlin, onde houve show pirotécnico.

Europa celebra com restrições

Já é 2021 em parte da Europa. Mas em alguns países, as celebrações não puderam ser vistas pessoalmente. Em Paris, capital da França, policiais faziam a patrulha na Avenida Champs-Élysées para garantir que não haveria circulação de pessoas.

Na Alemanha também houve restrições, mas foi possível acompanhar o show da banda Karat no Portão de Brandemburgo. Na hora da virada, a mensagem "Bem vindo 2021" foi projetada no ponto turístico.

Já na Grécia, os fogos de artifícios foram fotografados no histórico Partenon, na capital Atenas.

Em Londres, que também passa por um novo período de fechamento após a detecção de uma variante do coronavírus, assistiu aos fogos de artifício sobre a Ponte da Torre.

* Com informações da AFP e da Reuters