Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe morre 24 h após tirar foto com filha em UTI de covid-19, na Inglaterra

Anabel (à dir.) e Maria (à esq.) tiraram a foto na UTI de pacientes com coronavírus onde ambas estavam internadas - Reprodução/Mirrorpix
Anabel (à dir.) e Maria (à esq.) tiraram a foto na UTI de pacientes com coronavírus onde ambas estavam internadas Imagem: Reprodução/Mirrorpix

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 08h13

Anabel Sharma, de 49 anos, tirou uma foto ao lado de sua mãe, Maria Rico, de 76 anos, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de covid-19 de um hospital na Inglaterra, onde ambas estavam internadas com a doença. Cerca de 24 horas depois do registro, no dia 1º novembro, Maria morreu em decorrência do novo coronavírus. O caso foi compartilhado na última semana pela mídia local.

A família das mulheres contraiu coronavírus depois que um dos filhos de Anabel, Isaac, de 12 anos, teve o resultado positivo para a doença após voltar à escola, em setembro. Pouco tempo depois, Anabel, o marido dela, os outros filhos — Jacob, de 22 anos, e Noah, de 10 — e a mãe ficaram doentes.

Segundo o The Sun, logo após o resultado positivo de mãe e filha, ambas foram levadas para a enfermaria Leicester Royal e, em outubro, começaram a utilizar respiradores mecânicos — ambas estavam a algumas camas de distância uma da outra. Duas semanas depois, visto o estado de Maria, Anabel foi levada até o lado da cama de sua mãe, onde a filha pediu que os médicos tirassem a foto delas juntas.

Os médicos ainda permitiram que Maria retirasse a máscara de oxigênio para se despedir da filha. Na página 'Humans of Covid-19' no Facebook, Anabel contou: "Mamãe estava tentando falar [após retirarem a máscara]. Tudo o que ouvi [foi] 'cremação' e 'pronta para morrer'. Eu estava chorando, mas mamãe foi tão corajosa. Pedi aos médicos que tirassem esta foto. Então eles levaram mamãe de volta."

Maria morreu um dia depois da foto, em 1º de novembro.

Um mês depois da morte da mãe, Anabel deixou o hospital, mas ainda está com os pulmões gravemente danificados em razão da doença e precisa utilizar oxigênio para se locomover.

"A velocidade que a covid devastou nossa família foi assustadora. Qualquer um pode obtê-la e é roleta se você sobreviverá. Se alguém está pensando em quebrar as regras, peço que se coloquem no meu lugar e pensem como seria ver sua mãe morrer, ou ouvir que você pode não viver", disse Anabel ao site Mirror.

A sobrevivente ainda destacou que sempre cumpria as medidas de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19 porque a mãe morava com ela e sua família. Ela explica que pedia a entrega de comidas em casa e saía de casa somente para deixar o filho na escola. "Nunca pensei que covid fosse nos bater — mas bateu."