Topo

Esse conteúdo é antigo

Destinatário encontrado! Homem recebe cartão postal enviado há 66 anos

Chris com a correspondência, datada de 1955, em mãos - Reprodução/Chris Hermon
Chris com a correspondência, datada de 1955, em mãos Imagem: Reprodução/Chris Hermon

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/01/2021 12h11

Um cartão postal "perdido" de 1955 foi finalmente entregue ao destinatário 66 anos depois. Chris Hermon, hoje com 75 anos, tinha apenas nove quando um amigo dos Estados Unidos colocou a correspondência no correio. Passados todos esses anos, o postal foi encontrado em uma loja de caridade, e um voluntário, curioso com a origem do cartão, o levou até Chris.

A correspondência foi descoberta recentemente em uma loja de caridade em Dorchester, na Inglaterra. Ela havia sido entregue lá como parte de uma campanha para de arrecadação de doações a partir da venda de selos antigos em uma loja de caridade.

Um voluntário do local, no entanto, percebeu que o postal datado de 1955 tinha o nome de Chris Hermon como destinatário, e, entusiasmado com a origem da correspondência, procurou o recebedor.

Apesar de as chances serem remotas, o voluntário entrou em contato com um Chris, da cidade de Pershore, e obteve sorte. Ele era de fato o destinatário do cartão postal, e ficou emocionado ao ter em mãos a correspondência de Fred Kendall, a que chamava carinhosamente de "Tio Fred".

O remetente era um parente distante da família, que criou um laço de amizade com Chris após se hospedar na casa dos pais dele durante uma viagem para a Inglaterra. A diferença de idade entre os dois não foi um problema, visto que Fred já tinha cerca de 60 anos na época em que trocava diversas cartas com Chris, que ainda era uma criança.

Chris explicou ao jornal Daily Mail que era fascinado por índios nativos dos EUA, então, Fred lhe mandava pontas de flechas e outros artefatos que encontrava em antigas reservas indígenas.

As cartas eram trocadas com frequência quinzenal, até meados da época de 1970, quando Fred, já na casa dos 80 anos, parou de responder Chris. O inglês até tentou rastrear a família do antigo amigo para saber o que aconteceu, durante uma viagem aos EUA em 2007, mas não obteve êxito.

O cartão postal, encontrado recentemente, tem uma foto do edifício RCA, um arranha-céu de Nova York, e foi enviado da Grand Central Station em 13 de outubro de 1955, com um selo do correio aéreo de seis centavos nele.

Edifício RCA, em Nova York, é o tema do cartão postal enviado por Fred - Reprodução/Chris Hermon - Reprodução/Chris Hermon
Edifício RCA, em Nova York, é o tema do cartão postal enviado por Fred
Imagem: Reprodução/Chris Hermon

Nele, Kendall agradece ao seu amigo de correspondência inglês por lhe presentear com alguns tamancos holandeses e diz que ficará atento aos artefatos de indígenas para enviar a ele.

A frustração do cartão não ter chegado, ao menos pode ter evitado muita ansiedade para um garoto de nove anos. "Vou tentar encontrar para você algumas curiosidades indígenas para o seu aniversário de 10 anos. É um grande evento", era a mensagem final de Fred na carta para Chris.

Hoje aos 75 anos, Chris ficou muito feliz por receber uma memória de infância. "Estou muito grato por receber o cartão-postal e por ele (finalmente) chegar em casa", disse o vendedor aposentado, que pretende emoldurar o cartão na parede da casa dele.