Topo

Esse conteúdo é antigo

Washington prorroga toque de recolher por 15 dias após invasão ao Capitólio

06 jan. 2021 - Apoiadores aglomerados durante discurso do presidente Donald Trump em frente ao Congresso dos Estados Unidos - MANDEL NGAN/AFP
06 jan. 2021 - Apoiadores aglomerados durante discurso do presidente Donald Trump em frente ao Congresso dos Estados Unidos Imagem: MANDEL NGAN/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/01/2021 15h21

A prefeita de Washington, DC, Muriel Bowser, decidiu estender o toque de recolher em todo o estado por 15 dias após a invasão de apoiadores pró-Trump ao Capitólio, prédio onde fica o Congresso americano. Ontem, o local foi invadido durante sessão que certificaria a vitória de Joe Biden nas eleições americanas.

O estado de emergência em Washington foi decretado ainda ontem com duração até as 6h da manhã no horário local. O comunicado sobre a prorrogação do toque de recolher foi anunciado por Muriel Bowser nas redes sociais.

No início da semana, Bowser pediu que os moradores de Washington ficassem "fora do centro da cidade" e que não se "envolvessem com manifestantes que vem à cidade em busca de confronto".

Incitados pelo presidente Donald Trump, os manifestantes começaram a se reunir em frente ao Capitólio à espera da sessão de oficialização de Biden como novo presidente e de Kamala Harris como vice, mas protestos interromperam o evento. No momento em que as Casas discutiam uma objeção ao voto do Arizona, os manifestantes invadiram o Congresso, forçando uma evacuação.

A polícia chegou a usar armas, bombas de gás e spray de pimenta para conter os manifestantes que invadiram o local. Segundo a emissora americana CNN, diversos policiais ficaram feridos. Uma mulher foi baleada no peito e morreu.