Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretário interino da Segurança Interna dos EUA renuncia

Apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio para protestar contra resultado das eleições nos EUA - SHANNON STAPLETON/REUTERS
Apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio para protestar contra resultado das eleições nos EUA Imagem: SHANNON STAPLETON/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 20h42

O secretário interino do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), Chad Wolf, apresentou sua renúncia nesta segunda-feira (11) após 14 meses à frente do cargo. Um funcionário do DHS declarou à AFP que a decisão foi tomada diante da possibilidade de mais manifestações em função da posse do presidente eleito Joe Biden, marcada para o dia 20 de janeiro.

"A renúncia do secretário interino entrará em vigor às 23h59 desta noite", informou o funcionário à AFP, sem explicar os motivos da renúncia. Pete Gaynor, chefe da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), assumirá como novo secretário interino, acrescentou.

Segundo a CNN, Wolf divulgou uma carta em que explica sua ação como "justificada por eventos recentes" embora não cite diretamente a invasão ao Congresso americano por parte de apoiadores do presidente Donald Trump.

"Infelizmente, esta ação é justificada por eventos recentes, incluindo decisões judiciais em andamento e sem mérito sobre a validade da minha autoridade como secretário interino. Esses eventos e preocupações servem, cada vez mais, para desviar a atenção e recursos do importante trabalho do departamento durante o crítico momento de transição de poder", disse ele na carta, publicada pela CNN.

O FBI emitiu hoje um alerta para possíveis protestos armados de apoiadores de Trump a partir de sábado (16) em todos os 50 estados dos EUA. O documento foi revelado inicialmente pela rede de TV americana ABC News.

* Com informações da AFP