Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump pode usar perdões para desviar atenção de impeachment, diz CNN

O impeachment de Trump foi aprovado na Câmara dos Deputados - Brendan Smialowski/AFP
O impeachment de Trump foi aprovado na Câmara dos Deputados Imagem: Brendan Smialowski/AFP

13/01/2021 23h00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode anunciar uma nova leva de perdões presidenciais na próxima quinta-feira (15), diz a CNN. Segundo as fontes ouvidas pela emissora estadunidense, o anúncio tem o objetivo de desviar o foco do processo de impeachment pelo qual ele vem passando.

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou hoje o impeachment do presidente, menos de uma semana antes de ele deixar o cargo. O afastamento ainda precisa ser votado no Senado. Trump é o primeiro presidente na história do país a ter dois processos de impeachment aprovados na Câmara durante um mesmo mandato.

Ainda de acordo com a CNN, o presidente estaria isolado, uma vez que vários membros da sua equipe pediram demissão desde a invasão ao Capitólio, no último dia 6. A emissora também afirma que Trump estaria decepcionado por achar que seus aliados não o defenderam o suficiente. Na votação desta tarde, dez dos 211 parlamentares republicanos votaram a favor do impeachment.

Trump é acusado de "incitação à insurreição" por incentivar que seus apoiadores marchassem em Washington, quando acontecia a oficialização da eleição de Joe Biden, em protesto contra o resultado das eleições. O protesto terminou com a invasão no Capitólio e a morte de cinco pessoas.

Jornais locais afirmam desde o dia 7 que o presidente avalia conceder perdão presidencial antecipado a si mesmo e aos seus três filhos para evitar futuras investigações e condenações.