Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump dará cerca de 100 perdões presidenciais no fim do mandato, diz TV

Presidente Donald Trump vai entregar o cargo na quarta-feira - Chip Somodevilla/Getty Images
Presidente Donald Trump vai entregar o cargo na quarta-feira Imagem: Chip Somodevilla/Getty Images

Colaboração para o UOL

18/01/2021 08h38

O presidente Donald Trump vai encerrar o mandato nesta semana e deve usar os últimos dias para dar cerca de 100 perdões presidenciais. Essa lista de ações de clemência está sendo finalizada na Casa Branca e inclui políticos, apoiadores de Trump e até rappers. As informações são do canal CNN internacional.

O perdão presidencial garante imunidade para um crime federal. Acaba-se com penas, multas ou com a potencial consequência de uma condenação.

Trump começou a dar perdões presidenciais em grande quantidade desde o final do ano passado. Isso foi interrompido por causa de ações na Justiça, tanto para tentar invalidar a vitória de Joe Biden, o que não aconteceu, quanto pelas acusações de incitar a invasão ao Capitólio.

Aliás, esta confusão fez com que Trump perdesse a intenção de perdoar a si mesmo, algo que foi cogitado recentemente. Segundo fontes ouvidas pela emissora, ele entendeu que isso seria como admitir a culpa pelos distúrbios recentes.

Mas ainda é possível que Trump perdoe pessoas envolvidas na confusão do Capitólio. Conselheiros recomendam que ele não faça isso, mas o presidente considera que seus apoiadores não fizeram nada de errado. Foi divulgado ontem que a corretora de imóveis Jenna Ryan, vista em fotos e vídeos no Capitólio no dia da invasão, pediu o perdão presidencial.

Ex-conselheiro de Trump, Steve Bannon está entre os cotados para receber o perdão presidencial. Outros atos de clemência devem ser voltados para aliados políticos do atual presidente.

A posse presidencial de Joe Biden ocorrerá na quarta-feira. A lista de últimos perdões presidenciais de Trump deve sair na terça-feira, último dia completo de mandato dele.