Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Polícia prende filho de brasileiros que invadiu o Capitólio

Samuel Camargo foi detido ontem pela polícia dos Estados Unidos após se envolver com a invasão do Capitólio - Reprodução/Facebook
Samuel Camargo foi detido ontem pela polícia dos Estados Unidos após se envolver com a invasão do Capitólio Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

21/01/2021 11h53Atualizada em 21/01/2021 15h32

O filho de brasileiros que vive na Flórida Samuel Camargo foi preso ontem pela polícia dos Estados Unidos após participar da invasão ao prédio do Capitólio.

A insurreição ocorreu no dia 6 de janeiro após um grupo extremista que apoiava o ex-presidente Donald Trump tentar impedir que a vitória de Joe Biden fosse certificada. Cinco pessoas morreram no local por confrontos entre a polícia e os extremistas.

Camargo foi indiciado pelo FBI (polícia federal americana) por ter se envolvido nos atos pró-Trump. Nascido em Boston, no estado de Massachusetts, ele reside em Fort Myers, na Flórida.

Denúncia

Um ex-colega de turma de Camargo que mantinha conexões em uma rede social informou ao FBI sobre a presença do filho de brasileiros no Capitólio. Camargo havia compartilhado imagens do momento em que invadia o congresso norte-americano. Ao ser questionado sobre a presença no ato, Samuel Camargo admitiu.

Na denúncia da agência federal, ele responde por obstrução do trabalho de agentes das forças de segurança e por entrar em local restrito sem autoridade para fazê-lo. Além dessas acusações, também consta o envolvimento conscientemente em ato de violência física contra pessoas ou propriedades em locais restritos, e a de conduta desordenada ou perturbadora para interromper uma sessão do Congresso.

FBI passa aceitar imagens como evidências

O FBI estabeleceu uma série de estratégias para responsabilizar criminalmente as pessoas que tiveram envolvimento na invasão ao Capitólio. Imagens que foram publicadas pela imprensa e nas redes sociais estão sendo utilizadas como evidências contra os suspeitos.

Em uma página criada pelo FBI para investigar atos em Washington, a agência recomenda às testemunhas que enviem qualquer tipo de informação. Até o momento, mais de 140 mil pessoas enviaram ao FBI informações que servirão para identificar os que participaram do ato de insurreição.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou a matéria, o nome do filho de brasileiros é Samuel Camargo, e não Sério Camargo. A informação foi corrigida.