Topo

Esse conteúdo é antigo

Mamba-negra se enrola em pescoço de resgatador; picada costuma ser mortal

Uma cobra mamba-negra de 3kg se enrolou no pescoço do resgatador de cobras Nick Evans - Reprodução/Facebook
Uma cobra mamba-negra de 3kg se enrolou no pescoço do resgatador de cobras Nick Evans Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2021 11h37

O resgatador de cobras Nick Evans, de Durban, na África do Sul, passou por uma situação muito arriscada quando uma cobra mamba-negra de 3 kg se enrolou no pescoço dele. O veneno da víbora é capaz de matar em apenas 20 minutos, de acordo com a National Geographic.

Nick estava realizando uma operação de resgate de cobras em 11 casas. A missão durou um total de 18 dias, nos quais ele capturou seis mamba-negras e várias cobras de outras espécies, enquanto gravava episódios para a série televisiva Snake Season, do canal africano People's Weather.

A THRILLING MAMBA CALL :D Yesterday afternoon, we went to, and filmed, probably the most exciting call we've done on...

Publicado por Nick Evans- Snake Rescuer em Segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Mas ele levou um susto em especial com uma das predadoras, depois que a removeu de cima de uma árvore. "Foi uma enorme mamba. Ela começou a se enrolar em volta da minha cabeça! Ela cobriu meus olhos em um ponto, e eu fechei meus lábios para evitar colocá-la na minha boca!", relembrou o profissional, segundo o site IOL.

"Eu podia sentir o cheiro de curry de seu almíscar e [odor de] cocô, e podia sentir a umidade disso na minha cabeça, enquanto a cobra continuava enrolando", completou Nick, que conseguiu descer da árvore em segurança.

Depois de ficar "muito aliviado" por ter removido a cobra do pescoço, o homem relata que a mamba-negra teve uma vida "muito difícil". Segundo ele, ela vivia ficava isolada e encolhida na árvore pois a região ao redor era residencial.

Nick Evans - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Nick Evans, de Durban, na África do Sul, segura uma cobra que capturou
Imagem: Reprodução/Facebook

"Ela teria uma abundância de comida na forma de ratos [se saísse da árvore], mas teria dificuldade em permanecer sem ser detectada. Você podia ver que isso era verdade, pois [a mamba-negra] tinha muitos inchaços e hematomas", analisou Nick.

Entre as feridas da cobra, estava um indício de que ela pode ter levado alguma paulada de um ser humano. O animal foi encaminhado para uma reserva natural, onde poderá viver uma vida mais sossegada e segura.