Topo

Esse conteúdo é antigo

Australiano tira mandíbula de crocodilo da cabeça após ataque em lago

Homem ficou apenas com ferimentos leves após escapar de mordida - Arquivos Fazenda San Francisco
Homem ficou apenas com ferimentos leves após escapar de mordida Imagem: Arquivos Fazenda San Francisco

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/01/2021 14h43

Pode-se dizer que um homem escapou da morte, hoje, no Lake Placid, que fica em um subúrbio de Queensland (Austrália), ao se livrar das mandíbulas de um crocodilo de 2 metros enquanto nadava.

O lago é um ambiente de lazer onde famílias se reúnem às margens para fazer churrasco, nadar e outras atividades, mas há alguns meses relatos sobre a presença de crocodilos têm sido comuns.

O homem, de 44 anos, nadava tranquilamente quando percebeu as mandíbulas do crocodilo presas em sua cabeça. Corajoso, ele tirou os dentes do animal de sua órbita, ficando apenas com ferimentos leves, conforme relato de um paramédico que atendeu o nadador.

"Um crocodilo mordeu sua cabeça e, em seu esforço para remover as mandíbulas do crocodilo, ele colocou as mãos para tentar separá-las. No processo de tentar remover as mãos, as mandíbulas se fecharam em seu dedo indicador. Ele é um cavalheiro de muita sorte", disse Paul Sweeney, elogiando o rapaz que se livrou do réptil.

A "sorte" do homem foi que o crocodilo mordeu seu crânio e não seu pescoço. "Apenas alguns centímetros abaixo e temos grandes vasos sanguíneos. Se um deles tivesse sido perfurado, a história seria muito diferente", falou o paramédico.

Após o caso, uma equipe do Departamento de Meio Ambiente foi ao local para capturar o animal, mas não obteve sucesso. "A busca pelo crocodilo responsável pelo ataque está em andamento. Assim que os guardas estiverem no local, qualquer crocodilo encontrado será alvo de remoção", avisou o departamento.

Segundo a CNN, ataques de crocodilo na Austrália são raros, mas as autoridades locais realizam uma campanha de segurança pública para alertar cidadãos sobre o risco de praticar atividades de lazer em lagos e rios.