Topo

Esse conteúdo é antigo

Esquiador é perseguido por urso na Romênia e evita ataque por pouco; veja

Urso-pardo persegue esquiador em resort em Predeal, na Romênia - Reprodução/ABC News Romênia/Facebook
Urso-pardo persegue esquiador em resort em Predeal, na Romênia Imagem: Reprodução/ABC News Romênia/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/01/2021 15h05

Nesta semana, um urso-pardo acabou dando um enorme susto em um esquiador, que foi perseguido pelo animal durante um dia de recreação na neve, em uma área montanhosa no resort Predeal, em Brasov, na Romênia.

O momento da perseguição foi gravada e compartilhada pela estação televisiva ABC News. O caso chamou a atenção de várias testemunhas, que tentaram ajudar o esquiador a despistar o animal com gritos e assobios.

Por sorte, o homem conseguiu salvar sua vida ao utilizar uma estratégia inteligente, que foi essencial para confundir o urso-pardo: o esquiador abandonou uma bolsa que ele carregava nas mãos.

"Ele [o esquiador] fez um movimento muito legal, que é realmente seguro quando você quer fugir do urso", relatou Angel Somicu, uma testemunha que avistou o animal uma hora antes. "Ele largou a bolsa e, bem, o urso foi atraído para a bolsa."

Logo depois do incidente, autoridades policiais receberam três ligações sobre a presença do animal e prometeram tentar capturá-lo. "Estamos considerando realocar o urso, que deveria estar hibernando agora, de qualquer maneira", disse o porta-voz da polícia em Brasov, Ion Zaharia. "Mas, nos últimos anos, temos mais ursos enfrentando esquiadores no inverno", observou.

Para evitar outros ataques, a patrulha de esqui presente na região alertou outras pessoas que praticavam o esporte sobre a presença do urso no local. Vários visitantes foram vistos abandonando seus esquis e deixando a encosta da montanha às pressas.