Topo

Esse conteúdo é antigo

'Estamos numa corrida contra as variantes', diz cirurgião geral dos EUA

Os Estados Unidos são o país do mundo com mais casos de covid-19 - Mehmet Emin Menguarslan / Anadolu Agency
Os Estados Unidos são o país do mundo com mais casos de covid-19 Imagem: Mehmet Emin Menguarslan / Anadolu Agency

Do UOL, em São Paulo

28/01/2021 20h09

O Dr. Vivek Murthy, cirurgião geral dos Estados Unidos manifestou hoje, em entrevista ao jornal americano The Washington Post, que está profundamente preocupado com a chegada das novas variantes do coronavírus ao país. "Estamos numa corrida contra as variantes", disse.

Para ele, quanto mais rápido forem reduzidas as taxas gerais de casos de covid-19, mais cedo será possível reverter essa pandemia. O médico destacou que medidas como uso de máscaras e distanciamento, além da vacinação, são necessárias para diminuir o número de infecções.

Na mesma entrevista, o médico disse que o governo de Joe Biden está trabalhando com as farmacêuticas Pfizer e Moderna, que produzem as vacinas que estão sendo usados na imunização no país, para que sejam desenvolvidos reforços para lidar com as variantes.

"Temos que fazer um trabalho muito melhor fazendo a vigilância genômica aqui nos Estados Unidos para que possamos detectar essas variantes mais cedo", disse. "Temos que investir muito mais em tratamento, porque o tratamento se torna extremamente importante quando você tem um vírus que está se espalhando tão rapidamente", acrescentou.

Os Estados Unidos anunciaram hoje que dois casos da variante inicialmente detectada na África do Sul foram confirmados no estado da Carolina do Sul. A variante que foi identificada primeiro no Amazonas também foi recentemente detectada no estado do Minnesota.

As novas variantes do coronavírus têm se mostrado mais transmissíveis e contagiosas. No entanto, elas não parecem ser mais graves ou letais e não devem atrapalhar a vacinação nos países.