Topo

Esse conteúdo é antigo

Juíza mantém preso homem que invadiu escritório de Pelosi nos EUA

Apoiador de Donald Trump, Richard Barnett foi fotografado com o pé em cima da mesa de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos EUA - Saul Loeb/AFP
Apoiador de Donald Trump, Richard Barnett foi fotografado com o pé em cima da mesa de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos EUA Imagem: Saul Loeb/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/01/2021 08h15

A juíza chefe do tribunal federal em Washington criticou duramente os suspeitos de invadir o Capitólio, classificando suas ações como um ataque à democracia. Ela também determinou que Richard Barnett, fotografado durante a ação com o pé em cima da mesa de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, deve continuar na prisão enquanto aguarda julgamento.

"Este não foi um protesto pacífico. Centenas de pessoas vieram a Washington, DC, para interromper a transferência pacífica do poder", disse a juíza-chefe Beryl Howell do Tribunal Distrital de DC em uma audiência para tratar do caso ontem.

A magistrada ressaltou que acredita que a multidão estava tentando impedir o poder legislativo federal de cumprir suas obrigações. No dia 6 de janeiro, uma multidão de apoiadores do então presidente Donald Trump invadiu o Congresso durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente.

"Do lado de fora deste tribunal ... há lembretes visíveis do motim de 6 de janeiro e do ataque ao Capitólio", disse a juíza, observando que ela pode ver tropas da Guarda Nacional pela janela de seu escritório no tribunal.

O advogado de Barnett, Anthony Siano, argumentou que seu cliente não deveria continuar detido. E Barnett também se defendeu dizendo ser "um bom homem".

A magistrada disse que os fatos sobre ele "todos juntos deixam este tribunal muito preocupado por ele representar um perigo para a comunidade", acrescentando que ele demonstrou "desrespeito total à Constituição dos Estados Unidos".