Topo

Esse conteúdo é antigo

Japonês ganha mais de R$ 500 para servir de acompanhante (e não fazer nada)

Shoji recebe vários pedidos todos os dias - Reprodução/Twitter/@morimotoshoji
Shoji recebe vários pedidos todos os dias Imagem: Reprodução/Twitter/@morimotoshoji

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/02/2021 13h55

Nos últimos dois anos, o japonês Shoji Morimoto tem se aproveitado do seu pouco talento para ganhar bastante dinheiro sem esforço.

Tudo começou em junho de 2018, quando passou a anunciar nas redes sociais o seu negócio pessoal: alugar uma pessoa para não fazer nada. Apesar do preço do serviço ser relativamente salgado (10 mil ienes, ou cerca de R$ 508), ele recebeu milhares de pedidos desde então.

O homem 37 anos descreve o trabalho como "comer, beber e dar respostas simples, nada mais". Porém, Shoji se depara com as mais diversas solicitações — por exemplo, acompanhar quem não quer ir sozinho pedir o divórcio ou a um parque da Disney, conforme relatado pelo site do jornal Daily Mirror.

O japonês é graduado em física e possui uma pós-graduação em terremotos. Ele chegou a ter empregos regulares, mas estava sempre insatisfeito, segundo uma entrevista ao jornal local Mainichi. Desta vez, encontrou algo que sabe fazer bem.

Morimoto é um sucesso nas redes sociais, tendo acumulado mais de 260 mil seguidores no Twitter. A alta visibilidade faz com que ele receba dois ou três pedidos por dia, os quais ele tenta aceitar todos.

"Não sou um amigo ou conhecido [dos meus clientes], mas posso aliviar a sensação de solidão das pessoas", argumenta.