Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem escorrega durante trilha e morre após queda de 12 metros nos EUA

Joel estava guiando outros caminhantes quando foi visto pela última vez - Reprodução/12 News
Joel estava guiando outros caminhantes quando foi visto pela última vez Imagem: Reprodução/12 News

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/02/2021 12h37

Joel Brotherton caiu de uma altura de 12 metros durante uma trilha em uma reserva natural do estado norte-americano do Arizona. Após o acidente, ocorrido no sábado (6), o homem de 33 anos foi socorrido e levado para um hospital de traumas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã seguinte.

Descrito pela família como um músico "apaixonante e criativo", Joel estava guiando outros caminhantes pelas formações rochosas do Papago Park quando foi visto pela última vez.

"Na última vez que vi Joel, ele estava no topo da rocha e se divertindo, mesmo olhando para trás em um ponto, posou para algumas fotos e estava ajudando dois outros caminhantes a subirem o topo da montanha", relembrou Rish Saini, amigo que o acompanhava na noite de sábado, para o canal KNXV.

Ao perder Joel de vista, as pessoas que o acompanhavam pensaram que ele havia se perdido e passaram a gritar pelo seu nome para orientá-lo. Contudo, o músico foi encontrado no chão, ainda com vida, após sofrer uma queda de 12 metros de altura.

Os serviços de emergência, então, foram acionados e transportaram Joel, em estado extremamente crítico, para um hospital de trauma. Na manhã seguinte, todavia, Joel não pôde resistir mais aos ferimentos decorrentes da queda e morreu.

As razões que ocasionaram a queda do homem ainda estão a ser esclarecidas pelas autoridades que investigam o acidente. Tudo o que se sabe, graças ao relato de uma testemunha, é que Joel estava tentando escalar o lado leste da formação rochosa quando escorregou.

"Muitas dessas montanhas são íngrimes.Você sai dos caminhos, há pedras soltas e terra solta e é aí que acontecem as lesões por queda", disse Todd Keller, capitão do Corpo de Bombeiros de Phoenix.

A trilha Hole in the Rock, palco do acidente, é destino de muitos aventureiros por oferecer "vistas panorâmicas" e ser boa para "todos os níveis de habilidade", conforme descrito no site All Trails, especializado na análise de trilhas.