Topo

Esse conteúdo é antigo

Russa de 23 anos tem 10 filhos por barriga de aluguel e planeja mais

Russa tem dez filhos por barriga de aluguel e planeja mais - Reprodução/Instagram
Russa tem dez filhos por barriga de aluguel e planeja mais Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/02/2021 16h10

Aos 23 anos, Christina Ozturk já tem 11 filhos. Mas apenas uma, a primogênita, de seis anos, foi gestada por ela. Nascida na Rússia, Christina mora com o marido na Geórgia, onde a barriga de aluguel é legalizada.

Ela e o marido, Galip Ozturk, pagam 8 mil euros (cerca de R$ 52 mil) para outras mulheres gestarem seus bebês durante 9 meses.

No Brasil, assim como na maior parte dos países, é permitida apenas a barriga solidária, que não envolve dinheiro e geralmente é feita por parentes dos pais biológicos.

Além da Geórgia, apenas alguns países — como EUA, Ucrânia, Albânia e Tailândia — permitem a comercialização deste serviço.

Com exceção da mais velha, de um relacionamento anterior, todos os bebês são geneticamente filhos de Christina e do marido. Galip também tem outros filhos já adultos.

"No momento tenho onze filhos contando com a mais nova, Olivia, que chegou no mês passado. Dei à luz minha filha mais velha, Vika, de seis anos. As outras crianças são geneticamente minhas e do meu marido, mas foram carregadas por barrigas de aluguel", afirmou Christina ao jornal Mirror.

Apesar do doloroso processo de fertilização in vitro, tanto para ela, para retirada dos óvulos, quanto para a gestante, Christina não pretende parar por aí.

"Não sei quantos serão, mas com certeza não queremos parar no décimo. Ainda não estamos prontos para falar sobre o número final. Tudo no seu tempo", disse a jovem mãe.

As gestantes de aluguel passam os nove meses de gravidez vivendo em uma clínica, onde têm sua saúde e alimentação monitoradas por médicos e pelo casal contratante.