Topo

Esse conteúdo é antigo

Casa Branca diz que nevascas mostram que "as mudanças climáticas são reais"

15.fev.2021 - Homem caminha em via coberta de neve em Pflugerville, no Texas - Bronte Wittpenn/Austin American-Statesman/USA Today Network via Reuters
15.fev.2021 - Homem caminha em via coberta de neve em Pflugerville, no Texas Imagem: Bronte Wittpenn/Austin American-Statesman/USA Today Network via Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

18/02/2021 17h30Atualizada em 18/02/2021 17h49

Com diversas regiões dos Estados Unidos sendo afetadas por fortes tempestades de neve ao longo dessa semana, Liz Sherwood-Randall, conselheira de Segurança Interna do governo Biden, disse hoje em coletiva que os acontecimentos dos últimos dias provam que a mudança climática é real.

"Esses eventos climáticos mais uma vez nos demonstram que a mudança climática é real e está acontecendo agora e não estamos equipados para isso", disse a conselheira hoje durante entrevista coletiva realizada na Casa Branca.

O estado mais afetado até o momento é o Texas, onde a onda de frio deixou 3 milhões de pessoas sem energia elétrica e prejudicou o dia a dia da população texana.

De acordo com a conselheira de Segurança Interna, o FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), disponibilizou para o Texas equipamentos para ajudar a solucionar a crise. Entre os itens enviados, estão 60 geradores e combustível para hospitais, 729.000 litros de água e mais de 10.000 cobertores de lã.

O governo americano pretende liderar um esforço para fortalecer as estruturas para se preparar para eventos futuros. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de emergência nos 254 condados do Texas.

"O foco do presidente é garantir que milhões de pessoas ou muitas, muitas pessoas nesses estados que são afetados recebam o alívio e a assistência de que precisam", disse Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.

Nevascas deixam mortos nos Estados Unidos

Ao menos onze pessoas morreram e milhares foram afetadas por uma tempestade de neve que atingiu grande parte do sul dos Estados Unidos.

Em Louisiana, uma pessoa faleceu após ter escorregado no gelo e batido a cabeça. Já outras duas morreram em dois acidentes de trânsito diferentes causados pelas ruins condições climáticas em Kentucky.

As tempestades de gelo deixaram cerca de três milhões de pessoas sem energia elétrica no Texas. Além disso, diversos voos foram cancelados e o trânsito nas cidades atingidas se transformou em um caos.

Greg Abbott, governador do Texas, encaminhou a guarda nacional para verificar as condições das pessoas e ajudar na instalação de centros de aquecimento.

Além do Texas e de Kentucky, diversos outros estados foram duramente atingidos pela tempestade, como Alabama, Oregon,Oklahoma e Mississipi. Todos eles declararam emergências.

(Com Ansa)