Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Gata adotada detecta gás vazando e salva família de possível incêndio

Lilly, a gata da foto, é portadora de necessidades especiais e chegou à família durante a pandemia - Divulgação/Cat Adoption Team
Lilly, a gata da foto, é portadora de necessidades especiais e chegou à família durante a pandemia Imagem: Divulgação/Cat Adoption Team

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/02/2021 11h19

Uma gata adotada em um centro de resgates salvou a sua família de um possível incêndio doméstico, na sexta-feira (12), em Lake Owego, no estado norte-americano de Oregon.

A pet, Lilly, estava brincando com a sua dona, Sandi Martin, quando abandonou a atenção recebida para encarar e cheirar a válvula de gás da lareira. Ao estranhar o comportamento da gata, Sandi se aproximou do objeto e constatou que estava vazando gás.

"Eu fui até lá e cheirei e havia um cheiro de gás natural", disse Sandi. "Estava muito fraco, então eu realmente não confiei no meu nariz. Então pedi ao meu marido para cheirar e ele cheirou também", completou na entrevista concedida ao canal KGW.

O marido de Sandi ligou para a empresa de gás NW Natural, que lhes disse para desligar todos os eletrônicos da casa — incluindo seus celulares — e abrir as portas. A empresa, então, enviou um funcionário que demorou 20 minutos para chegar na casa, enfrentando uma tempestade de neve e gelo que caía nas ruas da cidade.

"Ele veio, fez o teste e, de fato, disse que era um vazamento perigoso de gás", revelou Sandi. "Então, ele testou todas as outras fontes de gás e saiu e cortou o cano do gás de lá, tampou e desligou a lareira", relatou a mulher, sem deixar de lembrar que a gata "pode ter salvado" sua vida.

Se Lilly não houvesse detectado o vazamento de gás, ele poderia ter se acumulado e potencialmente causado uma explosão ou incêndio. Orgulhosa, Sandi ainda diz que essa não foi a primeira vez que a gata portadora de necessidades especiais a tira de uma situação difícil.

Ela disse que estava em um mau momento emocional por conta da pandemia no inverno, pois ela e o marido não puderam passar as férias com seus filhos e o restante da família. Para Sandi, adotar Lilly no centro de resgate foi uma solução para lidar com saudades de carinho em meio a tempos de isolamento.