Topo

Energia volta no Texas, mas falta água e Biden declara catástrofe

15.fev.2021 - Homem caminha em via coberta de neve em Pflugerville, no Texas - Bronte Wittpenn/Austin American-Statesman/USA Today Network via Reuters
15.fev.2021 - Homem caminha em via coberta de neve em Pflugerville, no Texas Imagem: Bronte Wittpenn/Austin American-Statesman/USA Today Network via Reuters

20/02/2021 22h08

Apesar da volta da energia, milhões de pessoas ainda seguem sem água potável no Texas, que viveu uma onda de frio polar sem precedentes e com dezenas de mortos que obrigou o presidente Joe Biden a aprovar uma declaração de grave desastre para o Estado.

A crise climática causou estragos no sul e no centro dos EUA esta semana, deixando cerca de 70 mortos, mais de 30 no Texas e também danificou a imagem do senador Ted Cruz, que foi pré-candidato nas eleições presidenciais ano passado e está sendo muito criticado por ter viajado para o México em plena crise.

O serviço de energia elétrica do Texas voltou neste sábado (20), após a onda de frio que paralisou por vários dias esse estado do sul dos Estados Unidos.

A falta de energia prejudicou o abastecimento de água. "Devido à falta de energia, canos congelados e alto uso em certos momentos, vimos aumentar o número de sistemas que relatam problemas (de água)", disse Toby Baker, diretor executivo da Comissão de Qualidade Ambiental do Texas.

Cerca de 14,3 milhões de residentes, pouco menos da população do Texas ainda sofre com a falta d´água potável e as autoridades locais passaram a distribuir água e comida para milhares de pessoas.

O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (ERCOT) relatou nesta sexta-feira que as operações da concessionária haviam voltado ao normal, porém 54 mil clientes ainda estavam sem energia no sábado.

Biden declara "estado de catástrofe"

O presidente, que assinou uma nova declaração de estado de catástrofe para o Texas, avalia uma viagem ao Texas, mas ressaltou que não deseja que sua visita seja "mais um fardo".

A ação disponibiliza recursos federais para indivíduos em todo o Estado, incluindo assistência para habitação temporária, reparos residenciais e empréstimos de baixo custo.

"O governo federal enviou geradores, cobertores, água e outros suprimentos essenciais", afirmou Biden no Twitter, enquanto pedia a seus compatriotas que ajudassem o Texas.

A Casa Branca afirmou que está trabalhando em estreita colaboração com o governador do Texas, Greg Abbott, um republicano que inicialmente não reconheceu a vitória de Biden nas eleições de novembro.

A congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez mobilizou as redes sociais e arrecadou 3,2 milhões de dólares para as vítimas do fenômeno. Ela viajou de Nova York a Houston.

"Queremos mostrar que Nova York está com vocês, que todo o país está com vocês", disse ela após participar de uma distribuição de alimentos.

Longas filas por água

Em muitos locais, as pessoas faziam fila em frente a igrejas, centros comunitários e em estacionamentos - às vezes por horas - para pegar garrafas de água.

"Até noite passada, tínhamos pedido 9,9 milhões de garrafas de água por meio de nossos parceiros federais... 2,1 milhões já foram distribuídas até agora", disse Nim Kidd, chefe da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas.

A crise energética no Texas também prejudicou a indústria petrolífera local e o preço da commodity caiu.