Topo

Esse conteúdo é antigo

Avó e três netos morrem em incêndio; 'Nunca vou ser a mesma', diz mãe

Fogo de lareira pode ter causado incêndio, mas polícia não tem certeza - Jackie Pham Nguyen/Arquivo pessoal
Fogo de lareira pode ter causado incêndio, mas polícia não tem certeza Imagem: Jackie Pham Nguyen/Arquivo pessoal

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/02/2021 13h02

Um incêndio em uma residência localizada na cidade de Sugar Land, no estado norte-americano do Texas, matou na última segunda-feira (15) uma avó e seus três netos. A mãe das crianças sobreviveu.

"Eu nunca mais vou ser a mesma", disse ela à CNN. As causas do incêndio não foram descobertas.

Na semana passada, parte do Texas enfrentou uma forte nevasca, que trouxe como consequência a falta de energia elétrica em algumas residências da região. Mesmo sem luz, a família Nguyen, então formada pela avó, Loan Le, a filha, Jackie Pham Nguyen e os três filhos dela — Colette, de 5 anos; Edison, de 8 anos; e Olivia de 8 anos — não deixaram de aproveitar a noite de meio de semana, divertindo-se com jogos de cartas sob a luz da lareira.

No entanto, o que iluminou o jogo também pode ter causado um traumático acidente. A última recordação que Nguyen tem de sua família é de ter colocado seus filhos para dormir. Sua lembrança seguinte já era das paredes brancas do hospital.

"Coloquei meus filhos na cama e, depois, a próxima coisa que sei é que vim parar no hospital. Poucas horas depois, os bombeiros e a polícia chegaram e disseram que ninguém mais havia sobrevivido", conta ela à CNN.

"Eu estava lá gritando gritando seus nomes, esperando que eles saíssem de seus quartos e pulassem para que pudéssemos sair. Eu só me lembro de sentir que estava tão escuro e ainda posso ouvir tudo estalando ao meu redor", descreveu Nguyen.

Doug Adolph, porta-voz da Prefeitura de Sugar Land, disse que Nguyen "teve que ser fisicamente impedida de voltar para casa", mas que ela não se lembra disso. Ele diz que o fogo demorou mais ou menos uma hora para ser controlado, mas não tem certeza do que pode ter causado o acidente.

"A família postou nas redes sociais que estava tentando se aquecer usando uma lareira dentro de casa. Não podemos dizer com certeza qual foi a causa do incêndio", revelou Adolph.

Ao contrário das crianças e da avó, que sofreram ferimentos fatais, Nguyen teve apenas queimaduras nas mãos, além da dor emocional pela perda dos parentes: "Meu coração está destruído. Eu nunca vou ser a mesma", desabafa.

"Estou em um modo tático de crise agora e estou realmente focada em todos os arranjos finais, porque este é o último tipo de coisa que farei pelos meus filhos", diz Nguyen, que criou uma arrecadação virtual para ajudar nos custos dos funerais e aliviar a sobrecarga financeira. Até agora, mais de US$ 315 mil (cerca de R$ 1,7 mi) foram doados.