Topo

Esse conteúdo é antigo

TikToker viaja por Chernobyl com Google Maps e viraliza com achado macabro

Ossos e algemas foram encontrados pelo internauta, na cidade abandonada - Reprodução/TikTok/@googlemapsfun
Ossos e algemas foram encontrados pelo internauta, na cidade abandonada Imagem: Reprodução/TikTok/@googlemapsfun

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/02/2021 16h15

Evacuada em 1986 por conta de um desastre nuclear, Chernobyl é uma cidade que atraí olhares curiosos das gerações mais novas. Até é possível viajar para conhecer a cidade fantasma, mas a presença de turistas não é permitida por muito tempo, por conta da radiação remanescente do acidente.

Assim sendo, um usuário do TikTok, especializado em divulgar vídeos feitos com o Google Maps, utilizou a ferramenta para viajar virtualmente pela cidade abandonada. Utilizando a função de "caminhar" pelas imagens de satélite, o TikToker se deparou com uma suposta pilha de ossos na cidade abandonada e chocou os seguidores.

Assista ao vídeo:

Além dos ossos, é possível notar um par de algemas enferrujadas no chão do local explorado pelo influencer, algo que, somado à trilha sonora misteriosa, torna o achado ainda mais macabro.

O vídeo caiu nas graças do público e é um dos mais vistos do canal, com mais de 4 milhões de visualizações. Alguns dos espectadores, empolgados, pensaram que os ossos encontrados pelo viajante virtual poderiam ser de humanos, o que dificilmente é o caso.

É mais provável que os ossos pertençam a um animal, pois as 31 pessoas mortas diretamente pelo acidente foram tratadas em hospitais e enterradas em caixões de concreto — uma vez em que o corpo ainda poderia emanar a radiação, mesmo após a morte.

Além disso, grandes mamíferos, como ursos, lobos, linces, veados e alces vem fazendo de Chernobyl o lar deles, enquanto, pouco a pouco, a natureza se recupera na região assolada pela radiação.