Topo

Esse conteúdo é antigo

Japão tem 396 pessoas infectadas com nova cepa do coronavírus, diz agência

Profissionais de saúde em treinamento para a vacinação em massa em Tóquio; quase 400 pessoas foram infectadas com nova cepa do coronavírus - REUTERS/Issei Kato
Profissionais de saúde em treinamento para a vacinação em massa em Tóquio; quase 400 pessoas foram infectadas com nova cepa do coronavírus Imagem: REUTERS/Issei Kato

Do UOL, em São Paulo

09/03/2021 15h06

Quase 400 pessoas foram infectadas com uma nova cepa do coronavírus no Japão. Segundo a agência Kyodo News, não se trata de nenhuma das variantes já descobertas no Brasil, Reino Unido ou África do Sul. As informações são do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão.

As infecções ocorreram na região de Kant, perto de Tóquio. 394 pessoas que estavam em suas casas foram infectadas pela variante e outras duas foram diagnosticadas enquanto cumpriam quarentena.

Segundo o instituto, a variante seria mais próxima das novas cepas britânica e brasileira, com uma capacidade maior de transmissão e de reinfecção da covid-19.

Mais detalhes não foram divulgados. Segundo Tomoya Saito, chefe do Centro de Preparação e Resposta a Emergências do instituto, os especialistas não creem que essa variante "esteja se espalhando tão rápido, mas continuaremos nos esforçando para entender a situação".

Vacinação no país tem ritmo lento

Em meio à descoberta de uma nova cepa e à proximidade das Olimpíadas, a campanha de vacinação contra covid-19 do Japão está caminhando a passos lentos, uma vez que o país sofre com a falta de imunizantes e uma escassez de seringas especiais, o que dificulta a meta de vacinar todos os adultos até o final do ano.

A campanha começou três semanas atrás, e pouco menos de 46.500 doses haviam sido administradas a profissionais de saúde da linha de frente até a última sexta-feira (5).

No ritmo atual, seriam necessários 126 anos para vacinar os 126 milhões de habitantes do Japão — mas os suprimentos devem aumentar nos próximos meses.

Ao contrário de outros países, o Japão exige que testes clínicos para novos remédios, inclusive vacinas, sejam realizados com pacientes japoneses, o que desacelera o processo de aprovação. Até agora, só a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech foi aprovada no país. AstraZeneca e da Moderna aguardando aprovação regulatória para os seus imunizantes.

*Com informações da Reuters