Topo

Esse conteúdo é antigo

Turista desavisada segura polvo com veneno mortal na Indonésia; veja

 A americana Kaylin Phillips segurou um polvo-de-anéis-azuis sem saber do veneno superpotente do animal - Reprodução/TikTok/@kaylinmarie21
A americana Kaylin Phillips segurou um polvo-de-anéis-azuis sem saber do veneno superpotente do animal Imagem: Reprodução/TikTok/@kaylinmarie21

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/03/2021 14h56

A americana Kaylin Phillips, do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, fazia um intercâmbio em Bali, na Indonésia, quando filmou a si mesma segurando um perigoso polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena maculosa) que ela encontrou em uma praia. Mas a turista desavisada não sabia que o animal possui um veneno superpotente, capaz de matar um ser humano em poucos minutos.

Embora pareça inofensivo e chame bastante atenção, esse polvo possui uma substância química injetável pela mordida que é mil vezes mais poderosa do que o cianeto, segundo o grupo americano de defesa do meio ambiente Ocean Conservancy.

O problema é que o veneno do polvo-de-anéis-azuis pode matar por meio de parada respiratória, de acordo com o site britânico The Sun. Mas, por sorte, Kaylin saiu ilesa e só ficou sabendo depois de pegar o animal que sua ação poderia ter sido fatal.

A jovem registrou a situação toda no TikTok. "Indo para Bali e sem saber segurei um dos animais mais perigosos", diz ela na legenda da gravação, que foi reproduzida mais de 5,7 milhões de vezes.

Em outro vídeo, Kaylin conta que o episódio ocorreu há três anos, quando ela estava na Indonésia e gravava um documentário sobre a vida marinha durante seu programa de intercâmbio. Naquele mesmo dia, ela pegou dois polvos da espécie na mão.

A americana também comentou no TikTok que tentou alimentar os animais por cerca de 20 minutos. Após descobrir a verdade sobre os perigos da espécie, ela relatou ainda que ligou para o pai dela chorando, tamanho o susto que levou.