Topo

Esse conteúdo é antigo

Helicóptero com vacina da Pfizer cai no Uruguai e doses são perdidas

Segundo Força Aérea Uruguaia, aeronave teve falha mecânica - JUSTIN TALLIS / various sources / AFP
Segundo Força Aérea Uruguaia, aeronave teve falha mecânica Imagem: JUSTIN TALLIS / various sources / AFP

Do UOL, em São Paulo

25/03/2021 15h21

Um helicóptero que levava doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech caiu na madrugada de hoje em uma zona rural do Uruguai, causando a perda de todas as doses. Segundo o jornal El País, eram transportadas 186 doses do imunizante que seriam aplicadas nas cidades de Rocha e Chuy. Os quatro tripulantes sobreviveram.

O acidente com a aeronave da FAU (Força Aérea Uruguaia) aconteceu por volta das 2h da manhã em uma área rural a 23 quilômetros de Rocha, no sudeste do país. De acordo com o comandante da FAU, Luis Heber De León, o helicóptero caiu por uma falha mecânica.

As doses do imunizante foram todas perdidas porque o helicóptero se incendiou após a realização de um pouso de emergência. De León confirmou que os tripulantes se feriram, mas todos passam bem.

A vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, afirmou que o piloto foi responsável por evitar consequências piores à tripulação.

"Vale ressaltar que graças à habilidade do piloto em pousar, apesar da falha técnica, felizmente toda a tripulação está fora de perigo", publicou Argimón no Twitter.

Na América do Sul, o Uruguai é o segundo país mais à frente na vacinação da sua população, atrás apenas do Chile. Segundo ranking do Our World Data, o país já vacinou 12 em cada 100 habitantes com uma primeira dose.