Topo

Esse conteúdo é antigo

Colisão entre dois trens deixa ao menos 32 mortos e 165 feridos no Egito

Pessoas inspecionam os danos após a colisão de dois trens perto da cidade de Sohag, no Egito - REUTERS
Pessoas inspecionam os danos após a colisão de dois trens perto da cidade de Sohag, no Egito Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

26/03/2021 09h24Atualizada em 26/03/2021 16h54

A colisão entre dois trens deixou dezenas de mortos e feridos na manhã de hoje na aldeia de Al-Sawamiya, na cidade de Sohag, no sul do Egito. Um porta-voz do Ministério da Saúde do país informou que, até o momento, ao menos 32 cidadãos morreram e 165 ficaram feridos na colisão. Imagens divulgadas na internet mostram os vagões descarrilados acima de um canal de água enquanto pessoas tentam ajudar no resgate.

Segundo a Aljazeera, a autoridade ferroviária do Egito disse que a colisão entre os dois trens aconteceu depois que os freios de emergência foram acionados por "indivíduos desconhecidos". O acionamento teria feito com que um dos trens parasse e o outro — que viajava na mesma direção — colidisse atrás do primeiro, provocando o descarrilamento de composições.

"Os trens colidiram enquanto andavam em velocidades não muito altas, o que levou à destruição de dois vagões e ao capotamento de um terceiro", disse uma fonte de segurança à agência de notícias Reuters.

Autoridades do Ministério da Saúde deslocaram diversas ambulâncias para o local do acidente para auxiliar no resgate dos feridos, que foram levados para unidades de saúdes da região. Reforços médicos e de profissionais da saúde também foram enviados do Cairo.

"O número de feridos ultrapassou dezenas até agora, e eles foram transferidos para o Hospital Maragha, Hospital Tahta e Hospital Sohag", disse uma fonte ao site cairo24.

O escritório do promotor público anunciou que ordenou a abertura de uma investigação para apurar as circunstâncias do acidente.

Abdel Fattah al-Sisi, presidente do Egito, lamentou o número de mortos e feridos na colisão através de um comunicado divulgado em sua mídia social e disse que os responsáveis serão punidos.

"Qualquer pessoa que causou este doloroso acidente por negligência ou corrupção ou por qualquer outro motivo deve receber uma sanção dissuasiva, sem exceção ou demora", escreveu Sissi.

De acordo com a televisão estatal, o presidente ainda solicitou que o primeiro-ministro Mostafa Madbouly fosse até o local do acidente acompanhado de ministros da saúde e da solidariedade social.

Os números oficiais apontam que, somente em 2017, ocorreram 1.793 acidentes de trem em todo o país.

A colisão desta sexta-feira em Sohag ocorre no momento em que o Egito enfrenta outro grande desafio de transporte: um navio cargueiro de 400 metros de comprimento bloqueia o Canal de Suez, uma rota crucial para o transporte marítimo internacional no leste do país.

*Com AFP