Topo

Esse conteúdo é antigo

Agência dos EUA diz que vacinados já podem fazer viagens dentro do país

Aeroporto nos EUA: vacinados podem viajar dentro do país, mas devem manter medidas de prevenção - Divulgação
Aeroporto nos EUA: vacinados podem viajar dentro do país, mas devem manter medidas de prevenção Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/04/2021 13h29

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), agência de saúde pública do governo dos EUA, atualizou as recomendações sobre a realização de viagens durante a pandemia da covid-19. Segundo o órgão, pessoas que já tomaram as duas doses da vacina podem viajar de forma segura dentro dos EUA sem precisar fazer quarentena, desde que continuem seguindo as medidas de prevenção (uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos).

O comunicado da agência justifica que cidadãos vacinados têm menos chance de contrair e transmitir a covid-19. Segundo o CDC, os viajantes já vacinados não precisam ser testados para trajetos dentro do país, a não ser que essa seja uma exigência do local de destino ou que apresentem sintomas.

Viagens internacionais oferecem risco adicional, diz CDC

Apesar da flexibilização na orientação para viagens domésticas, o CDC continua recomendando que viagens internacionais sejam postergadas, inclusive para os vacinados. Segundo a agência, o risco é de que mesmo pessoas que completaram o processo de imunização contraiam e espalhem novas variantes do coronavírus.

Se a viagem for inevitável, as pessoas vacinadas precisam apresentar, no embarque de retorno, um teste negativo para covid-19 ou documentos que comprovem que o viajante já pegou a doença nos últimos três meses. A orientação é para que, depois da chegada, o cidadão faça um novo teste e que monitore o desenvolvimento de sintomas.

Para quem ainda não foi vacinado, orientação segue a mesma

A recomendação do CDC é para que pessoas que ainda não foram vacinadas posterguem seus planos de viagem, inclusive dentro dos EUA, porque o deslocamento aumenta a chance de contaminação e disseminação da covid-19. Para viagens internacionais, o teste negativo da covid-19 é obrigatório para o retorno ao país.

Se a viagem for inevitável, a orientação é para que o cidadão seja testado antes e depois da viagem, e para que faça uma quarentena de sete dias no retorno, mesmo se o teste der negativo. Caso não seja testado depois da chegada, o viajante deve permanecer dez dias em quarentena. Nos dois casos, o cidadão deve evitar contato com pessoas do grupo de risco por 14 dias.

Vacinação nos EUA avança

Na semana passada, os EUA bateram recorde nos números de vacinação. Foram quase 3,4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas em um único dia.

Segundo dados da Universidade de Oxford, atualizados em 1º de abril, o país já administrou 153,63 milhões de doses do imunizante. No Brasil, segundo a instituição, foram 20,07 milhões de doses. Os números não equivalem à quantidade de pessoas imunizadas, já que, dependendo da vacina, é necessário tomar mais de uma dose.