Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Jornais citam comportamento paranoico de homem que atropelou policiais

Policiais bloqueiam rua nas proximidades do Capitólio; atropelamento matou um policial - Eric Baradat/AFP
Policiais bloqueiam rua nas proximidades do Capitólio; atropelamento matou um policial Imagem: Eric Baradat/AFP

Do UOL, em São Paulo*

03/04/2021 09h36

Diversos jornais americanos, como o The New York Times e The Washington Post, identificaram o motorista que atropelou dois policiais ontem no Capitólio como um homem de 25 anos que estava apresentando comportamento paranoico. O suspeito e um dos policiais morreram.

A polícia ainda não identificou oficialmente o responsável pelo atropelamento e diz que investiga as motivações do incidente. Porém, os jornais americanos divulgaram o nome do suspeito citando fontes do alto comando da polícia. Ele seria Noah Green, 25 anos, de Newport News, Virginia.

O irmão de Green disse ao Washington Post que seu irmão lutava contra o uso de drogas e a paranoia, e sua família estava preocupada com sua saúde mental.

Segundo ele, seu irmão tinha apresentado piora no seu quadro na noite de quinta-feira no apartamento que eles dividiam na Virgínia, e mais tarde lhe enviou uma mensagem de texto dizendo que planejava virar sem-teto.

De acordo com relatos da mídia, Green falou no Facebook sobre o "fim dos tempos", o anticristo e o "controle da mente" do governo. Ele também disse que estava desempregado depois de deixar seu emprego, "em parte devido às aflições", e elogiou o líder da Nação do Islã, Louis Farrakhan.

O Facebook disse em um comunicado que removeu as contas do suspeito do Facebook e Instagram e que estava em contato com as autoridades policiais.

O jornal USA Today, por sua vez, relata que pessoas próximas a Green o descreveram como tranquilo, atlético e não violento, mas que estavam preocupados com as recentes mudanças em seu comportamento.

O motorista foi baleado pelas forças de segurança. Segundo a chefe de polícia do Capitólio, Yogananda Pittman, por volta das 14h o motorista avançou o carro contra os policiais, desceu do veículo portando uma faca e atingiu um dos agentes, sendo baleado e detido pela polícia na sequência.

Um dos policiais morreu antes de chegar ao hospital, enquanto o condutor do veículo, em estado grave, morreu pouco depois de dar entrada na unidade de saúde.

O policial morto, identificado como William 'Billy' Evans, integrava a polícia do Capitólio há 18 anos. No início da noite, a corporação afirmou que o outro agente que participou da ação se encontrava em estado de saúde estável e fora de risco.

Com informações da agência Reuters.