Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-presidente da Câmara britânica cobra R$ 632 para gritar jargão a fãs

John Bercow se inscreveu no site de compartilhamento de vídeo Cameo para vender filmagens dele fazendo seu famoso grito de "ordem" - Wikimedia Commons
John Bercow se inscreveu no site de compartilhamento de vídeo Cameo para vender filmagens dele fazendo seu famoso grito de 'ordem' Imagem: Wikimedia Commons

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/04/2021 18h48

O ex-presidente da Câmara dos Comuns britânica — similiar a uma câmera dos deputados —, John Bercow, se inscreveu no site de compartilhamento de vídeos Cameo, onde fãs podem comprar pelo preço de 82,50 libras esterlinas — cerca de R$ 632 — filmagens dele exclamando seu famoso grito de "ordem!" (ou "order", em inglês).

O político é muito conhecido no Reino Unido pois serviu como presidente da Câmara dos Comuns por quase uma década, de junho de 2009 a novembro de 2019. A declaração de "ordem" é algo bem característico do parlamento britânico, quando o presidente pede que os representantes se acalmem ou parem de falar durante debates — só John gritou a palavra de efeito 14 mil vezes.

O presidente da Câmara é tradicionalmente responsável pelo decoro e escolhe quem recebe a palavra. Segundo a BBC, o ex-presidente em questão ganhou ainda mais notoriedade por intervir em discussões acaloradas do Parlamento, sobretudo nas sessões que decidiram os rumos do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

No Cameo, onde são vendidos vídeos de várias celebridades, John já recebeu duas avaliações de fãs que compraram produções suas. Ambas as pessoas deram cinco estrelas para a performance do ex-presidente.

"Ótimo vídeo e resposta rápida — apenas quinze minutos! Um grande obrigado de todos nós do Discord UKPolitics!", escreveu uma pessoa, enquanto a outra também pareceu bem satisfeita com o serviço: "Absolutamente sensacional, muito obrigado, John!", comentou.

No seu perfil, o britânico, que também já foi palestrante, informa que trabalhou como presidente da Câmara dos Comuns e "explica" um pouco o cargo. "Entre muitos outros deveres, meu trabalho era manter a ordem, o que às vezes significava punir os membros que infringiam as regras da Casa!", escreveu John.

O ex-líder britânico é uma figura controversa cuja imparcialidade foi posta em dúvida por opositores. Ao longo de seu mandato, ele tentou modernizar seu ofício, abandonando, por exemplo, o uso da peruca branca. Em 2017, ele permitiu que deputados ficassem sem gravata.

O vídeo abaixo mostra John Bercow e seu famoso grito de "ordem":