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KFC chinês é alvo de polêmica após oferecer água com desifentante à cliente

Cliente faz pedido do lado de fora de restaurante de rede KFC - Reuters
Cliente faz pedido do lado de fora de restaurante de rede KFC Imagem: Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2021 18h11

Uma loja da rede de fast food KFC na província de Jiangsu, no leste da China, foi alvo de reclamações após um funcionário oferecer a um cliente um copo com água contaminada com desinfetante. De acordo com o Global Times, o ocorrido foi um acidente, mas foi pedido para que cliente não falasse sobre o caso mediante ao pagamento de 1.000 yuans (cerca de R$ 875 na cotação atual).

O caso aconteceu no dia 29 de março. A cliente pediu um copo de água gelada a um funcionário da loja no Terminal Rodoviário de Wujiang, em Suzhou.

Entretanto, assim que tomou um gole, ela sentiu o gosto de desinfetante. A cliente acabou tomando um segundo gole e sentiu um formigamento da garganta ao estômago.

Sua amiga disse não ter sentido nenhum cheiro incomum na água, mas também sentiu o gosto da substância ao tomar um gole.

Mais tarde, o funcionário da loja admitiu que a água gelada estava contaminada e que foi oferecida por engano.

A cliente foi diagnosticada com gastrite erosiva aguda e cólicas estomacais em um hospital local.

A KFC pagou pelo seu tratamento, mas ela ressaltou que a empresa também deveria compensá-la pelos salários perdidos e as despesas com a licença médica.

Entretanto, a loja estava disposta a pagar a indenização de 1.000 yuans e pediu para que ela assinasse um acordo de confidencialidade. Ela recusou e relatou o caso à rede de televisão local.

Após investigações, a KFC concordou em compensá-la com 15.000 yuans (cerca de R$ 13.132).

A empresa já foi alvo de críticas anteriormente no país. Em julho de 2013, a China Central Television (CCTV) transmitiu um relatório mostrando que quantidade total de bactérias em cubos de gelo fornecidas em uma rede de lojas KFC em Pequim, bem como em redes de outras marcas de fast-food, era muito superior ao padrão nacional.

No ano seguinte, um fornecedor de alimentos para marcas de fast-food em Xangai foi exposto pela televisão ao embalar novamente produtos de carne que haviam expirado oito meses antes.