Topo

Esse conteúdo é antigo

Celular pega fogo e gera 'tornado' de fumaça em voo da British Airways

Estado do celular da passageira, após bombeiros o retirarem do assento - Reprodução/The Sun/AAIB
Estado do celular da passageira, após bombeiros o retirarem do assento Imagem: Reprodução/The Sun/AAIB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2021 15h28

Um voo da British Airways que decolou de Miami, nos EUA, com destino à Londres, na Inglaterra, passou por uma emergência, após o celular de uma passageira pegar fogo. Apesar de o incidente ter gerado um "odor forte" e um "tornado" de fumaça, a aeronave não foi comprometida e o trajeto foi concluído sem pessoas feridas.

O caso, ocorrido em outubro de 2020, veio à tona após o tabloide The Sun obter um relatório da Agência de Investigação de Acidentes Aéreos da Inglaterra (AAIB). De acordo com a Agência, o fogo teria começado cerca de 40 minutos antes do pouso.

A passageira estava dormindo em seu assento do Boeing 787 Dreamliner, quando acordou com um anúncio da tripulação e moveu sua poltrona para a posição vertical. No entanto, após ela reclinar o encosto, seu iPhone, que estava carregando, escorregou sem que ela percebesse e ficou entalado no assento.

Ela então se dirigiu ao banheiro e ao voltar para seu lugar notou um "odor forte". No início a passageira não relatou o cheiro para nenhum tripulante, mas o odor, que ela comparou a "enxofre", passou a ficar cada vez ainda mais forte, fazendo-a alertar um comissário.

De acordo com o relatório do incidente, antes de a tripulação chegar até o local, o celular emitiu um som agudo e "uma grande nuvem de fumaça cinza" estava sendo emitida do assento em um "movimento de tornado".

Os comissários de bordo logo puxaram o forro do assento e contiveram as chamas, vindas do aparelho, com "várias rajadas" de extintor de incêndio. A essa altura, todavia, o cheiro ocasionado pelo incêndio já havia impregnado o avião, chegando até a cabine de comando.

Assim que a fumaça se dissipou, a tripulação de cabine pôde ver o telefone preso embaixo do assento. No entanto, ele seguia emperrado e não podia ser movido. Então, já a cerca de 20 minutos do pouso, um tripulante da cabine permaneceu sentado ao lado do assento com um extintor de incêndio na mão, para ser usado caso o aparelho entrasse em chamas novamente.

O pouso ocorreu tranquilamente e ninguém se feriu pelo acidente com o eletrônico. Mais tarde, bombeiros embarcaram no avião e, enfim, removeram o celular da aeronave.

O documento da AAIB afirma que a Agência trabalhou 166 relatórios anteriores de dispositivos eletrônicos que ficaram presos nos assentos de aeronaves nos últimos cinco anos — com 42 deles resultando em incêndio ou fumaça nos aviões.