Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe pata se recusa a abandonar filhotes presos em bueiro até resgate chegar

Pata fica angustiada ao perceber que filhotes ficaram presos em bueiro - Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan
Pata fica angustiada ao perceber que filhotes ficaram presos em bueiro Imagem: Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan

Do UOL, em São Paulo

22/04/2021 19h05Atualizada em 22/04/2021 21h59

Quatro patinhos presos em um bueiro mobilizaram moradores de uma comunidade para resgatá-los, enquanto sua mãe se recusava a seguir o passeio até um canal com seus outros oito filhotes.

O episódio aconteceu nesta quarta-feira (21), na pequena cidade de Penkridge, na região de Staffordshire (Inglaterra), durante o horário de almoço do editor de produção Andy Ryan, de 45 anos.

"Inicialmente passei por todos eles e uns 100 metros depois pensei: 'Espera, como eles chegarão em casa?'. E voltei", disse o editor de produção em seu Twitter, explicando que a rua ficava a alguns minutos a pé do canal mais próximo.

Foi na rede social que ele fez todo registro da saga de resgatar os indefesos filhotes e transportar toda a família deles com segurança até o curso d'água.

Resgate filhotes - Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan - Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan
Mulher resgata filhotes de pato que caíram em um bueiro utilizando uma concha de plástico
Imagem: Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan

Após tentar conduzir a mãe e os filhotes para o canal sozinho sem sucesso, outros moradores se juntaram para auxiliá-lo, até que um carteiro que passava pela rua percebeu que havia filhotes caídos dentro de uma grade de bueiro.

"Percebemos que era por isso que a mãe estava angustiada e não queria ir embora", constatou Ryan.

Motivados em resgatar os patinhos, um homem chegou com algumas ferramentas para tentar erguer a grade, mas não deu certo. Até que uma mulher chegou com uma concha de plástico que resolveu a situação.

Filhotes de pato em uma caixa - Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan - Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan
Filhotes foram colocados em uma caixa enquanto a mamãe pata seguia-os até o canal
Imagem: Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan

"Havia três filhotes presos, nós tiramos todos eles", comemorou Ryan. Logo em seguida ele fez um tuíte todo animado: "Oh Deus, quatro! De alguma forma nós retiramos todos os quatro".

Depois de saírem do apuro, os filhotes ficaram acuados em seguir caminho. Um dos socorristas arrumou uma caixa onde eles foram colocados dentro com a mãe seguindo-os.

"Provavelmente ela podia ouvir seus filhos e seguiu a mulher até o canal, enquanto mais alguns de nós íamos por trás para evitar suas tentativas ocasionais de ficar vagando pela estrada ou no jardim de alguma pessoa", falou Ryan, segundo reportou o jornal Daily Mail.

Filhotes de pato no canal - Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan - Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan
Todos filhotes foram deixados na beira do canal para seguirem a mãe até a água
Imagem: Reprodução/ Twitter / Andy Ryan @ItsAndyRyan

"Toda a experiência me deixou orgulhoso de viver em uma comunidade onde todos contribuem para ajudar nossos membros mais vulneráveis, embora não humanos", declarou Andy Ryan.

Com final feliz, a família seguiu até o canal onde estavam "nadando felizes juntos". Na manhã desta quinta, eles ainda estavam próximos ao canal onde foram deixados.

"Sim, estão todos bem", tranquilizou Ryan ao postar um vídeo da família nadando no canal na manhã de hoje. Confira abaixo.