Topo

Esse conteúdo é antigo

Na Índia, pacientes com covid-19 recebem oxigênio dentro de carros

Do UOL, em São Paulo *

26/04/2021 13h16Atualizada em 26/04/2021 14h32

Devido ao colapso no sistema de saúde da Índia por causa do aumento de novos casos de covid-19, pacientes com o novo coronavírus estão tendo que receber oxigênio e medicação dentro de carros.

Na cidade de Ahmedabad, a mais populosa do estado de Guzerate, houve a necessidade de se improvisar leitos dentro de carros para que pacientes pudessem receber oxigênio enquanto aguardavam por uma vaga em um hospital local.

Desde a noite do último sábado, cenas semelhantes também têm sido registradas no estacionamento de um templo religioso na cidade de Gaziabad, no estado de Uttar Pradesh, no norte do país.

Os novos casos de covid-19 na Índia atingiram um recorde pelo quinto dia seguido hoje, e países como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos prometeram enviar auxílio médico urgente para ajudar os indianos a enfrentarem a crise que sobrecarrega os hospitais locais.

Karnataka, estado no sul que abriga o polo tecnológico da cidade de Bengaluru, ordenou um lockdown a partir de amanhã, seguindo o exemplo de Maharashtra, estado industrial no oeste onde os lockdowns vigoram até 1º de maio

As restrições leves adotadas em alguns estados, complicadas por eleições locais e grandes aglomerações em festivais, podem desencadear surtos em outras partes da Índia.

Houve um acréscimo de 352,9 mil casos registrados do novo coronavírus nas últimas 24 horas no país, e hospitais lotados estão ficando sem oxigênio e leitos para pacientes.

Atualmente o hospital está no modo 'se vire como puder' e em uma situação de crise extrema Porta-voz do Hospital Sir Ganga Ram, em Nova Delhi

Paciente com covid-19 recebe oxigênio em um riquixá sob uma tenda montada em um templo em Gaziabad, na Índia - Sajjad Hussain/AFP - Sajjad Hussain/AFP
Paciente com covid-19 recebe oxigênio em um riquixá sob uma tenda montada em um templo em Gaziabad, na Índia
Imagem: Sajjad Hussain/AFP

'Nunca vi algo tão horrível'

Em Surat, polo industrial de diamantes, cinco pacientes de covid-19 morreram depois de um incêndio em um hospital ontem, disse uma autoridade municipal à reportagem.

Mais cedo, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pediu que todos os cidadãos se vacinem e sejam cautelosos, enquanto hospitais e médicos divulgaram avisos urgentes dizendo não estar sendo possível dar conta da avalanche de pacientes com covid-19.

Em algumas das cidades mais afetadas, como Nova Delhi, corpos estão sendo cremados em instalações improvisadas. Testemunhas também descrevem corredores de hospitais lotados de macas com familiares exigindo, em vão, oxigênio e a internação do paciente.

"Nunca vi algo tão horrível", diz Irfan Salmani, que recorreu aos hospitais da capital indiana nos últimos dias em busca de oxigênio para a irmã, à reportagem. "Tentei sem parar", afirma.

O canal de televisão indiano NDTV exibiu imagens de três profissionais de saúde de Bihar, um estado no leste, puxando um corpo pelo chão para ser cremado devido à falta de macas.

Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o país enviará matérias-primas para vacina e equipamento médico e de proteção à Índia. A Alemanha se somou a uma lista crescente de países que prometem enviar suprimentos.

Com uma população de 1,3 bilhão de habitantes, a Índia tem, segundo o Ministério da Saúde do país, uma cifra oficial de 17,3 milhões de infecções por covid-19 e 195,1 mil mortes decorrentes da doença — contadas as 2,8 mil mortes registradas na madrugada de hoje.

* Com informações da AFP e da Reuters, em Nova Delhi (Índia)