Topo

Esse conteúdo é antigo

Imprensa internacional destaca desgaste para Bolsonaro na CPI da Covid

Para a Al Jazeera, com sede no Qatar, a CPI da Covid pode prejudicar as chances de Bolsonaro contra Lula em 2022 - Reprodução/Al Jazeera
Para a Al Jazeera, com sede no Qatar, a CPI da Covid pode prejudicar as chances de Bolsonaro contra Lula em 2022 Imagem: Reprodução/Al Jazeera

Do UOL, em São Paulo

28/04/2021 15h58Atualizada em 28/04/2021 16h13

Do Reino Unido ao Chile, do Qatar aos Estados Unidos: a imprensa internacional repercutiu a abertura dos trabalhos da CPI da Covid, iniciada ontem, destacando o impacto negativo que o inquérito pode causar para o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A rede de televisão Al Jazeera, com sede em Doha, no Qatar, disse que a CPI iniciou os trabalhos enquanto o Brasil "se aproxima rapidamente da sombria marca de 400 mil mortes decorrentes do [novo] coronavírus".

O canal árabe também disse que a investigação do Senado "pode prejudicar as chances de Bolsonaro ser reeleito nas eleições programadas para o próximo ano", com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) sendo o provável rival direto do atual presidente no pleito.

Já a BBC News, com sede no Reino Unido, disse que o relatório final da CPI da Covid "pode levar ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro, que frequentemente se pronuncia contra bloqueios, máscaras e vacinas".

Os hospitais estão superlotados, com pessoas morrendo enquanto esperam pelo tratamento em algumas cidades, e o sistema de saúde está à beira do colapso em muitas áreas. Mas o presidente continua se opondo a quaisquer medidas de bloqueio para conter o surto Matéria da BBC News sobre a CPI da Covid

Nos Estados Unidos, a rede de televisão CNN lembrou que "Bolsonaro há muito minimiza a ferocidade da pandemia, ao mesmo tempo em que resiste às medidas de bloqueio e ao uso de máscaras".

Na Espanha, o jornal El Periódico, com sede na Catalunha, disse que a CPI "pode mudar o rumo dos acontecimentos no gigante sul-americano" ao "avaliar a responsabilidade do governo de ultradireita" nos números da covid-19 apresentados pelo Brasil.

Ainda em solo espanhol, o periódico El País, com sede em Madri, disse que a comissão "é o primeiro passo que as instituições brasileiras dão para investigar o presidente e, possivelmente, responsabilizá-lo pelos danos excessivos causados pela pandemia".

Na América Latina, o chileno La Tercera, com sede em Santiago, disse que o relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), é "um dos muitos inimigos políticos do presidente", o que pode dificultar a vida do governo federal na comissão.

Já o francês Liberatión entrevistou o pesquisador Frédéric Louault, do Observatório Político da América Latina e Caribe, que disse que a CPI deve enfraquecer Bolsonaro, mas não provocar impeachment, já que uma queda do presidente não é do interesse dos senadores.