Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia americana desiste de cão-robô após comparações com 'Black Mirror'

Cão-robô da polícia americana - Reprodução/Twitter
Cão-robô da polícia americana Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/04/2021 16h02

O NYPD (Departamento de polícia de Nova York) anunciou ontem ao New York Post que rompeu o contrato com a empresa que fornecia o "cão-robô", cedendo a pressões populares e políticas que comparam o uso da tecnologia a um dos episódios da série Black Mirror.

O episódio "Metalhead", da quarta temporada da série distópica, mostra um cachorro robótico como carrasco da humanidade. Já na realidade, o "Digidog" foi criado pela empresa Boston Dynamics, que alugou um dos robôs animais ao NYPD.

Desde que entrou em ação, em fevereiro desse ano, o equipamento repercutiu negativamente na Câmara Municipal e nas redes sociais. Segundo o Post, políticos chegaram a propor uma legislação para proibir o NYPD de usar robôs ou drones armados, embora a versão atual do "robô-cão" seja inofensiva.

Após pressão da Câmara, o prefeito nova-iorquino Bill de Blasio sugeriu que a polícia "repensasse" o uso do equipamento ultramoderno. "O contrato — que venceria em agosto — foi rescindido e o cachorro será devolvido", anunciou o porta-voz da polícia John Miller, que informou que o cão havia se tornado um "alvo".