Topo

Esse conteúdo é antigo

Índia supera pela 1ª vez marca de 400 mil novos casos de covid-19 em um dia

Pacientes infectados com o novo coronavírus recebem tratamento em hospital em Nova Déli, na Índia - Danish Siddiqui/Reuters
Pacientes infectados com o novo coronavírus recebem tratamento em hospital em Nova Déli, na Índia Imagem: Danish Siddiqui/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

01/05/2021 08h11

A Índia registrou 401.993 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, superando a marca de 400 mil pela primeira vez após seguidos recordes que colocam o país como o mais afetado pela doença no mundo neste momento.

A segunda onda na Índia atravessa sua pior fase, com 10 dias consecutivos acima de 300 mil novos casos registrados. O número total ultrapassou 19 milhões.

Em 24 horas, o país também registrou 3.523 óbitos, elevando o número total de mortes na Índia para 211.853, de acordo com dados do ministério federal da saúde.

O maior produtor mundial de vacinas covid-19 tem um número limitado de vacinas disponíveis, agravando o aumento de infecções que sobrecarregou hospitais e necrotérios, enquanto as famílias lutam por remédios escassos e oxigênio.

Alguns especialistas responsabilizam as grandes reuniões religiosas e comícios políticos pela severidade da segunda onda da Índia, que pegou o governo despreparado.

As infecções diárias aumentaram desde o início de abril, superando facilmente o recorde global anterior de 297.430 casos em um dia, registrado em janeiro nos Estados Unidos, onde as taxas de infecção caíram drasticamente.

O aumento de casos levou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a impor novas restrições a viagens na Índia ontem, impedindo a maioria dos cidadãos não americanos de entrar nos Estados Unidos.

Outros países e territórios também impuseram restrições de viagens à Índia, incluindo Grã-Bretanha, Austrália, Alemanha, Itália e Cingapura, enquanto Canadá, Hong Kong e Nova Zelândia suspenderam todas as viagens comerciais com o país.

*Com informações da agência Reuters.