Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra colapso de arquibancada em sinagoga que matou 2 pessoas; veja

Momento que a sinagoga desaba, na Cisjordânia - Reprodução/Twitter/Breaking911
Momento que a sinagoga desaba, na Cisjordânia Imagem: Reprodução/Twitter/Breaking911

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/05/2021 11h36Atualizada em 17/05/2021 11h37

O desabamento de uma arquibancada em uma sinagoga de Giv'at Ze'ev, cidade próxima de Jerusalém, deixou mais de 100 feridos e 2 mortos. O acidente, que ocorreu no domingo (16), foi flagrado por um vídeo que mostra a queda.

Devido ao feriado judaico de Shavuot, a sinagoga se encontrava repleta de religiosos, como é possível ver pelos segundos que antecedem a queda, muitas pessoas se aglomeravam no local, conforme repercutiu a televisão pública Kan.

Dos cerca de 650 judeus no local, acredita-se que pelo menos 100 sofreram ferimentos. Poucas horas depois do acidente, Doron Turgeman, chefe da polícia do distrito de Jerusalém, comentou sobre "negligência e a falta de responsabilidade", insinuando, ainda, que poderia haver prisões se as investigações apontarem culpados.

A superlotação da sinagoga, que estava em construção, está sendo apontada como uma das principais razões para o desabamento. Momentos após o desastre é possível observar um tumulto que se forma, com pessoas apavoradas tentando fugir.