Topo

Esse conteúdo é antigo

Abraço de imigrante e voluntária da Cruz Vermelha em Ceuta viraliza; veja

Imagem do momento que voluntária da Cruz Vermelha abraça imigrante  - Reprodução/Youtube/Guardian News
Imagem do momento que voluntária da Cruz Vermelha abraça imigrante Imagem: Reprodução/Youtube/Guardian News

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/05/2021 10h40Atualizada em 21/05/2021 12h13

Uma crise diplomática entre um território espanhol no norte da África e o Marrocos já causou a imigração de cerca de 9 mil pessoas. Uma das fotos da chegada de imigrantes viralizou. Ela mostra o momento que uma voluntária da Cruz Vermelha abraça um homem senegalês, de acordo com o The Guardian.

O episódio ganhou proporção mundial e com isso, muitas críticas. A mulher foi identificada como Luna Reys, enquanto o imigrante não teve seu nome revelado. O registro foi feito por um fotógrafo da agência Reuters, na praia de Ceuta, na terça-feira (17).

"Ele estava chorando. Eu estendi minha mão e ele me abraçou", disse Reys à TVE. No vídeo, é possível ver a voluntária oferecendo água ao imigrante e, em seguida, o confortando. "Ele não parou de me abraçar, ele se agarrou a mim como um marisco e apenas chorou".

Reys também disse que houve reações que classificou como machistas e racistas ao momento. "Viram que o meu namorado é negro e não pararam de me insultar e dizer coisas terríveis e racistas".

Após os ataques virtuais, a hashtag #GraciasLuna (obrigado Luna) repercutiu no Twitter, com intuito de reconhecer a ação humanitária de Reys.

A Espanha já enviou metade dos imigrantes de volta à cidade de Fnideq, no Marrocos. A situação causou desespero para as autoridades marroquinas, visto que milhares estão desabrigados, ficando em praças públicas e parques.