Topo

Esse conteúdo é antigo

Hospital austríaco amputa a perna errada de paciente idoso: 'Erro trágico'

Cirurgiões assinalaram o membro errado antes de ir para a sala de cirurgia e erro só foi notado dois dias depois [Foto de arquivo] - iStock
Cirurgiões assinalaram o membro errado antes de ir para a sala de cirurgia e erro só foi notado dois dias depois [Foto de arquivo] Imagem: iStock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/05/2021 09h25

Um hospital austríaco amputou a perna errada de um paciente de 82 anos, na terça-feira (18). A falha foi descrita como um "erro trágico" pela Clínica Freistadt, que atribuiu a imprecisão a um "erro humano". O homem passa bem e uma nova operação para a amputação da perna esquerda - a correta - será realizada em breve.

O idoso precisava da cirurgia para remover sua perna esquerda por conta de complicações relacionadas a doenças anteriores. Entretanto, os cirurgiões marcaram o membro errado antes de levá-lo para a sala cirúrgica e, assim sendo, amputaram a perna direita, segundo o Daily Mail.

Tudo parecia bem, até que ontem, dois dias depois da operação, uma enfermeira foi consultar o paciente e flagrou o grave erro. A Clínica Freistadt, localizada em uma cidade de mesmo nome, logo admitiu a falha médica e prometeu uma investigação completa sobre o erro, bem como uma revisão de seus padrões.

"Estamos profundamente chocados que na terça-feira, apesar dos padrões de garantia de qualidade, a perna errada de um homem de 82 anos foi amputada", disse a Clínica em um comunicado emitido hoje. "Infelizmente o erro, no qual a perna direita foi removida em vez da esquerda, ocorreu como resultado de uma sequência de circunstâncias infelizes".

Ainda segundo o informe do hospital, o idoso está recebendo assistência psicológica para lidar com o erro ao qual foi submetido. A operação para retirada da perna esquerda será "em breve", conforme divulgado pela Clínica.