Topo

Agente prisional é acusada de ter 'relação imprópria' com irmãos detentos

Mulher oficial de prisão admitiu "relações inadequadas" ao facilitar uso de celular para irmãos presos - Getty Images
Mulher oficial de prisão admitiu "relações inadequadas" ao facilitar uso de celular para irmãos presos Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/05/2021 15h37

Uma agente prisional inglesa foi acusada de má conduta em Liverpool, por estar facilitando uso de telefones para dois irmãos presos. Ela chegou a admitir que "intencionalmente se comportou mal" ao manter "relações inadequadas" com os dois irmãos condenados e presos no presídio que ela trabalhava.

Lucy Thornton, de 28 anos, compareceu a um tribunal de Liverpool na manhã de ontem para responder pelas duas acusações por má conduta em cargo público. As informações são do jornal inglês Liverpool Echo.

Ela acabou confessando os crimes após as investigações sobre irregularidades em seu comportamento com a dupla de irmãos Aaron e Haden Whittaker, que estavam na prisão masculina de categoria B, HMP Altcourse, em Liverpool.

Ao se declarar culpada pelas acusações, a oficial de prisão admitiu que entre 30 de novembro de 2018 e 1 de agosto de 2019 ela havia "se comportado mal intencionalmente" em suas obrigações "formando uma relação inadequada" com Aaron e incentivando o mesmo a usar um telefone na prisão.

Ainda de acordo com o Liverpool Echo, ela teria feito o mesmo com o irmão de Aaron, Haden, mas interrompeu a prática cerca de dois meses antes, em 5 de junho de 2019.

Segundo o jornal inglês, os dois homens costumam entrar e sair da cadeia desde a juventude e seus antecedentes criminais incluem um passado violento com roubos e lesões corporais graves (inclusive uma facada que Aaron deu em Haden, com 10 anos de sentença).

Espera de sentença

O relatório de pré-sentença não foi divulgado, pois o advogado de defesa solicitou o adiamento da publicação do mesmo.

O juiz Robert Travor-Jones aceitou o pedido e adiou o caso em cerca de quatro semanas para que o Serviço de Condicional concluísse o relatório. Ele também afirmou que Lucy Thornton receberia "crédito apropriado" pela confissão das acusações.

A sentença deve ser divulgada em 25 de junho e até lá ela segue em liberdade devendo comparecer ao tribunal quando solicitada e deve permanecer cumprindo as leis.

Apesar de estarem envolvidos na prática corrupta de Lucy, os irmãos não foram acusados pela Unidade Regional de Crime Organizado do Noroeste (NWROCU), pois não foram encontradas evidências suficientes contra eles, segundo o Liverpool Echo. Contudo, eles agora foram transferidos para prisões diferentes após as investigações.