Topo

Esse conteúdo é antigo

Barco com 163 passageiros afunda na Nigéria; há dezenas de desaparecidos

Os pescadores locais são vistos no rio Níger em 7 de março de 2017. - Alexander Koerner / Getty Images
Os pescadores locais são vistos no rio Níger em 7 de março de 2017. Imagem: Alexander Koerner / Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

26/05/2021 13h43Atualizada em 26/05/2021 14h22

Um barco com ao menos 160 passageiros a bordo afundou na manhã de hoje na Nigéria, informou uma autoridade local. A embarcação navegava pelo rio Níger quando se partiu e naufragou. Até o momento, 22 sobreviventes foram resgatados, um corpo foi encontrado e ainda há 140 desaparecidos.

Segundo a agência de notícias AFP e a BBC Internacional, o barco — que levava, principalmente, mulheres e crianças — havia deixado o estado de Níger (centro) e se deslocava rumo ao estado de Kebbi (noroeste) quando se partiu e afundou, disse Abdullahi Buhari Wara, chefe administrativo do distrito de Ngaski.

"Uma operação de resgate está em andamento, mas apenas 22 sobreviventes foram resgatados e um corpo foi encontrado. Estamos falando de 140 desaparecidos", disse Wara. A operação conta com o apoio de mergulhadores aquáticos e serviços de atendimento de emergência, comunicaram as autoridades de Kebbi à BBC.

De acordo com o site AfricaNews, Wara declarou que há possibilidade de o excesso de passageiros ter provocado o naufrágio, já que a embarcação teria o limite de 80 passageiros. Um funcionário, que não foi identificado, ainda declarou que o barco carregava sacos de areia vindos de uma mina de ouro da região.

No início de maio, 30 pessoas morreram afogadas após um barco sobrecarregado também fundar no Níger.

*Com informações da AFP