Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem espanhol briga com os pais e constrói caverna no quintal de casa

Andres Canto, de 20 anos, começou a cavar sua própria caverna no quintal de casa usando uma picareta - Reprodução/Twitter/@andresiko_16
Andres Canto, de 20 anos, começou a cavar sua própria caverna no quintal de casa usando uma picareta Imagem: Reprodução/Twitter/@andresiko_16

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/05/2021 16h11Atualizada em 27/05/2021 16h11

O espanhol Andres Canto, de 20 anos, levou uma briga com os pais ao extremo, cavando sua própria caverna no quintal de casa para "fugir" dos dois.

Segundo a estação KUTV, o refúgio subterrâneo conta com vários confortos, como uma sala de estar, um quarto, sistema de aquecimento e wi-fi.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

O local começou a ser cavado por Canto há 6 anos, apenas com o uso de uma picareta, quando o jovem tinha 14 anos de idade. Embora tenha iniciado o projeto sozinho, ele eventualmente pediu ajuda de um amigo, que é dono de uma furadeira.

O túnel agora tem 3 metros de profundidade e é resultado de um trabalho de 14 horas por semana, que contou também com outros equipamentos de escavação.

As paredes e o telhado da caverna foram reforçados com concreto e colunas. Para construir seu refúgio, Cantou gastou 50 euros, o que equivale a cerca de R$ 320 na cotação atual.

O valor modesto, menor do que ele esperava gastar, foi alcançado graças à utilização de materiais de construção baratos.

A ideia da "casa" super econômica fez sucesso no Twitter, onde foi compartilhada pelo jovem.

Canto fez vários tweets e postou vídeos que mostram o caminho a partir de uma escada que dá acesso à caverna.

A gravação já acumulou 254,8 mil visualizações e apenas um dos posts do espanhol teve 47,5 mil curtidas.

"Sempre gostei de construir pequenas cabanas. Eu moro no campo e muitas vezes quando encontrava madeira abandonada eu construía uma bela casa", contou o jovem à KUTV.

O abrigo subterrâneo do rapaz só tem dois pequenos defeitos: o local às vezes sofre inundações quando chove e é constantemente visitado por insetos, aranhas e caracóis.

Mas os "visitantes" do subterrâneo não parecem incomodá-lo. "Não tenho problemas com eles [os insetos], se destruí a casa deles, deixo que a construam num novo local da parede. Não tem problema", conta o garoto.

Depois de fazer postagens nas redes sociais, ele disse que foi visitado pela Guarda Civil e por um oficial do Departamento de Proteção Ambiental, que queriam confirmar que a caverna era legal.

"Como sou a primeira pessoa na Espanha a fazer algo assim, quando a Guarda Civil chegou não havia um relatório específico. Não era um porão, nem um depósito, era apenas uma cabana subterrânea bem construída", recordou Canto.

Ele disse que eventualmente acabou ganhando o apoio dos pais a respeito de seu refúgio no quintal. "Ela [a mãe de Cantor] desceu e me disse que era menor do que parecia nos vídeos", afirmou o jovem.