Topo

Esse conteúdo é antigo

Nuvem gigante invade cidade na costa do Chile e espanta moradores; assista

Imagem do fenômeno no Chile - Reprodução/Twitter/@NoticiasValpoEx
Imagem do fenômeno no Chile Imagem: Reprodução/Twitter/@NoticiasValpoEx

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/05/2021 11h54Atualizada em 28/05/2021 11h55

Na comuna de San Antonio, no Chile, um fenômeno natural impressionou os moradores da região e viralizou no Twitter. Ontem, o céu foi coberto pelo que aparentava ser uma onda gigantesca, que saía do mar e alcançava as nuvens.

Muitos chilenos, rapidamente, gravaram o momento raro e compartilharam nas redes sociais, como informou o La Cuarta. Entre alguns palpites, um internauta que publicou um vídeo afirmou "A onda está chegando, a onda está chegando".

No entanto, o acontecimento nada mais era que uma nuvem densa que se formou desde a superfície do mar até o céu, criando uma ilusão de que seria parte do oceano, conhecida por especialistas como nuvem rolo, também já vista no Brasil.

De acordo com Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo, a nuvem "pode atingir 1.000 quilômetros de comprimento e de um a dois quilômetros de largura, podendo ainda se deslocar com velocidade de até 6 km/h, o que provoca rajadas de vento".

Ele ainda explica que esta nuvem se forma em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície e é considerada uma "nuvem baixa".

O meteorologista Gonzalo Espinosa, da Cooperativa, explicou o fenômeno em entrevista ao La Cuarta. "É uma condição da natureza: há uma queda brusca de pressão e ocorre a entrada rápida, que geralmente é acompanhada por um vento que muda de direção".

Assim, a massa de ar quente produzida pela cidade, se encontra com a massa de ar úmida e fria das nuvens, gerando uma só interação que resulta em uma nuvem gigante que 'engole' a região costeira.