Topo

Esse conteúdo é antigo

Chile e Uruguai aprovam vacina da Pfizer para adolescentes de 12 e 16 anos

Chile e Uruguai aprovaram vacina da Pfizer para adolescentes de 12 a 16 anos - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Chile e Uruguai aprovaram vacina da Pfizer para adolescentes de 12 a 16 anos Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo*

02/06/2021 13h06Atualizada em 02/06/2021 13h16

Dois países da América do Sul aprovaram o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 para adolescentes com idades entre 12 e 16 anos. São eles Chile e Uruguai, que seguiram a mesma recomendação adotada pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

A vacina da Pfizer é uma das três aplicadas no Brasil —junto com a CoronaVac e a de Oxford/AstraZeneca. O laboratório já pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a inclusão de adolescentes a partir de 12 anos na bula de sua vacina contra covid-19.

Até o momento, apenas os adultos com mais de 18 anos fazem parte do PNI (Plano Nacional de Imunização) no Brasil.

Uruguai

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou hoje que o país vacinará menores com idade a partir dos 12 anos com o imunizante da Pfizer, após a aprovação pela comissão de vacinas do MSP (Ministério da Saúde Pública).

Em entrevista à emissora "Canal 10", Lacalle Pou afirmou estar preocupado com a pandemia no Uruguai e disse que até o final desta semana a programação será aberta para que a população dessa faixa etária possa ser vacinada.

O presidente uruguaio disse ainda que assinou "uma reserva de mais de 500 mil doses" da CoronaVac para aumentar a distribuição no país. O governo vem cogitando administrar uma terceira dose para reforçar a eficácia das vacinas que estão sendo aplicadas no país —Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.

Chile

Na segunda-feira (31), o ISP (Instituto de Saúde Pública) do Chile, o segundo país com o processo de vacinação mais rápido do mundo, aprovou o uso da vacina produzida pela Pfizer em adolescentes entre 12 e 16 anos de idade.

Nas próximas semanas, a faixa etária se juntará às 7,9 milhões de pessoas que já receberam o calendário completo de vacinação no Chile, que tem 19 milhões de habitantes.

*Com informações da AFP