Topo

Advogado de Trump coagiu governo da Ucrânia para investigar Biden, diz CNN

27.09.2020 - Rudy Giuliani pressionou o governo ucraniano para investigar conspirações sobre Biden  - Joshua Roberts/Getty Images
27.09.2020 - Rudy Giuliani pressionou o governo ucraniano para investigar conspirações sobre Biden Imagem: Joshua Roberts/Getty Images

Colaboração para o UOL

07/06/2021 21h26Atualizada em 07/06/2021 22h10

Um áudio inédito divulgado com exclusividade pela CNN norte-americana revela que o advogado e conselheiro de longa data de Donald Trump, Rudy Giuliani, pressionou o governo ucraniano em 2019 para investigar conspirações sobre o então candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden. De acordo com o veículo, Giuliani conversou com o diplomata americano Kurt Volker e com o conselheiro do governo da Ucrânia, Andriy Yemark em uma longa ligação telefônica.

Na ocasião, Giuliani disse a Yemark que Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, deveria anunciar uma investigação para averiguar uma possível corrupção de Biden e verificar se o País Europeu interferiu nas eleições presidenciais de 2016 para prejudicar o Republicano Donald Trump.

"Tudo o que precisamos do presidente [Zelensky] é dizer, 'vou colocar um promotor honesto no comando, ele vai investigar e desenterrar as evidências existentes e outras provas sobre o envolvimento nas eleições de 2016'. O lance do Biden tem que acabar", disse Giuliani no áudio.

A ligação, que se estendeu por aproximadamente 40 minutos, revela os esforços do braço-direito de Donald Trump para persuadir o governo ucraniano. O diálogo diverge das constantes afirmações do ex-presidente dos Estados Unidos, que alegou em diversas ocasiões que não houve nenhuma troca de favores entre os governos.

O BuzzFeed News e a Time Magazine publicaram anteriormente, partes do diálogo revelado pela CNN norte-americana. Nos trechos transcritos, Giuliani afirmou que as relações diplomáticas entre Estados Unidos e Ucrânia melhorariam se o presidente Volodymyr Zelensky iniciasse uma investigação sobre Biden. Giuliani e Volker disseram, ainda, que o anúncio público viabilizaria a visita de Zelensky aos Estados Unidos. "Acho que isso poderia ser uma boa para um relacionamento muito melhor", sugeriu o advogado.

Procurado pela CNN, Giuliani não quis comentar o assunto. Ele já havia se posicionado em outras ocasiões, afirmando ter agido dentro da legalidade e em prol dos interesses de seu cliente, Donald Trump. Há uma investigação em curso para averiguar a conduta de Giuliani e verificar a relação e as negociações do conselheiro com a Ucrânia. Ainda não está claro se o teor da conversa divulgada pela CNN faz parte das investigações.