Topo

Esse conteúdo é antigo

Chimpanzé mais velho em cativeiro nos EUA morre aos 63 anos

Imagem do chimpanzé Cobby - Divulgação/Twitter/Zoológico de São Francisco
Imagem do chimpanzé Cobby Imagem: Divulgação/Twitter/Zoológico de São Francisco

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/06/2021 11h46Atualizada em 07/06/2021 11h46

O chimpanzé mais velho em cativeiro dos Estados Unidos morreu no Zoológico de São Francisco, estado da Califórnia ontem. Cobby tinha 63 anos e já estava enfrentando problemas de saúde. O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais.

"Estamos com o coração partido em compartilhar a triste notícia do falecimento de nosso amado Cobby, chimpanzé macho de 63 anos. Cobby, uma alma gentil, trouxe uma presença calmante para nossa tropa de sete e foi um companheiro protetor de Minnie e Maggie, com quem viveu por 42 anos", diz comunicado.

A instituição ainda enfatizou que "como o chimpanzé macho mais velho em qualquer zoológico norte-americano credenciado, ele uniu gerações de frequentadores do zoológico como favorito dos fãs". A publicação ainda acrescenta que ele era "amado por todos".

A causa da morte de Cobby não foi divulgada. Apesar da perda repentina, o chimpanzé viveu mais do que a média esperada para a espécie, visto que os machos em cativeiro vivem em média 41 anos. Por ter sido criado muitos anos por humanos, seu tratamento diferenciado influenciou em sua longevidade.

Cobby havia sido levado ao Zoológico de São Francisco na década de 1960 e desde então vivia na Gruta Tripla, segundo o El Heraldo de México.