Topo

Esse conteúdo é antigo

Operação mundial contra o crime organizado prende mais de 800 pessoas

O comissário-assistente da Polícia Federal Australiana, Nigel Ryan, durante entrevista coletiva sobre a operação "Ironside", que prendeu centenas de pessoas em diversos países do mundo - David Gray/AFP
O comissário-assistente da Polícia Federal Australiana, Nigel Ryan, durante entrevista coletiva sobre a operação "Ironside", que prendeu centenas de pessoas em diversos países do mundo Imagem: David Gray/AFP

Do UOL, em São Paulo*

08/06/2021 06h47Atualizada em 08/06/2021 11h31

Mais de 800 pessoas foram detidas em uma gigantesca operação mundial contra o crime organizado, afirmou hoje a agência policial da União Europeia, a Europol. As investigações já duram três anos, e agentes se infiltraram em uma plataforma criptografada utilizada por grupos criminosos. O acesso ocorreu pois, sem saber, os criminosos usaram telefones distribuídos pelo FBI — a polícia federal norte-americana — durante três anos.

"Essas informações levaram durante a semana passada a centenas de operações policiais em escala mundial, da Nova Zelândia e Austrália à Europa e Estados Unidos, com resultados impactantes", declarou o vice-diretor de operações da Europol, Jean-Philippe Lecouffe, em uma entrevista coletiva.

"Mais de 800 detenções, mais de 700 lugares com operações de busca e mais de oito toneladas de cocaína confiscadas", afirmou inicialmente. Além disso, segundo a Europol, os agentes apreenderam 22 toneladas de maconha, duas de anfetamina, 250 armas de fogo, 55 carros de luxo e mais de 48 milhões de dólares em diversas moedas e criptomoedas,

A operação, denominada "Ironside", foi realizada por polícias de dezenas de países. Só na Austrália foram detidas 224 pessoas, informou a polícia federal australiana enquanto 155 foram presas na Suécia, 100 na Finlândia, 70 na Alemanha, 49 na Holanda, e 35 na Nova Zelândia.

De acordo com o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, a operação conjunta permitiu salvar mais de cem vidas.

"Nos últimos 18 meses, o FBI proporcionou às organizações criminosas mais de 300 dispositivos criptografados em cem países que nos permitiram vigiar suas comunicações", afirmou diretor-adjunto do FBI, Calvin Shivers, ao destacar que a operação salvou "mais de cem vidas" ameaçadas.

A polícia da Nova Zelândia declarou que esta foi "a ação policial contra o crime organizado mais complexa do mundo até hoje".

*Com informações da AFP