Topo

Esse conteúdo é antigo

Africana dá à luz 10 bebês, diz site; Guinness investiga possível recorde

Mulher teve dois bebês a mais do que previsto pelos médicos, segundo a imprensa sul-africana - Getty Images
Mulher teve dois bebês a mais do que previsto pelos médicos, segundo a imprensa sul-africana Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/06/2021 11h47Atualizada em 09/06/2021 12h03

Uma mulher da província de Gauteng, na África do Sul, deu à luz dez bebês ontem, segundo o site de notícias Pretoria News. Apesar da gestação de risco, todos os recém-nascidos e a mulher sobreviveram e agora podem entrar para o Livro dos Recordes com o registro de maior parto da história. O Guinness se pronunciou e declarou que investigará o caso. O governo local ainda não confirmou o caso.

Gosiame Thama Sithole, de 37 anos, viveu meses de incerteza antes de parir a dezena de bebês, com 29 semanas de gestação, em uma cesariana. Segundo o marido - e novo pai - Teboho Tsotesi, são três meninas e sete meninos, mas os médicos previam o nascimento de oito bebês.

"Quando o médico me contou, demorei a acreditar. Mesmo quando vi as imagens, não acreditei. Mas, com o passar do tempo, percebi que era verdade. Lutei para dormir à noite", disse a Sithole quando soube que teria oito filhos.

"Eu estou feliz. Eu estou emocionado. Eu não posso falar muito. Vamos conversar novamente pela manhã, por favor", disse o pai ontem, ao site.

A matéria que anunciaria a gravidez de óctuplos já estava pronta, mas Sithole pediu para aguardar o nascimento para publicar por questões religiosas. Um mês depois, o jornal precisou adicionar mais dois bebês à reportagem e ainda anunciar a quebra de um recorde que pode entrar para o Guinness World Records (Livro Mundial dos Recordes).

"O Guinness World Records está ciente da notícia de que Gosiame Thamara Sithole deu à luz dez bebês, e enviamos nossos parabéns e votos de felicidades à família", comunicou um porta-voz do livro ao New York Post. O recorde oficial atual é da marroquina Halima Cissé, de 25 anos, que gerou nove filhos no mês passado.

"No momento, ainda não verificamos isso como um recorde, pois o bem-estar da mãe e dos bebês é de alta prioridade. Nossa equipe de registros, juntamente com um especialista, está investigando isso", relatou.

Por enquanto, Sithole terá que se recuperar do parto enquanto o marido, que já tinha um casal de gêmeos com a mulher, terá que se preocupar em como sustentar as crianças, já que está desempregado.

Em maio, uma mulher de Mali deu à luz nove bebês no Marrocos, segundo o governo de seu país, no que já seria um novo recorde mundial - também não confirmado até hoje.

Hospital não confirma parto

Segundo o The South African, o casal estava, de fato, esperando o nascimento de oito filhos até o maio, mas o nascimento dos dez ainda não foi confirmado. Diferentemente do Pretoria News, que informou que o pai falaria na manhã de hoje, o The South African tenta ainda a confirmação junto ao hospital.

Já o diretor-geral de comunicação do governo sul-africano, Phumla Williams, disse em comunicado que ainda não foi possível fazer contato com a família. "O governo está ciente das reportagens, mas ainda não conseguiu verificar o fato".