Topo

Esse conteúdo é antigo

Cadela é resgatada em iceberg após vagar por mais de uma semana no Ártico

Tripulação de navio resgatou uma cadela em um iceberg enquanto estava a caminho de um terminal de petróleo no Golfo de Ob, no norte da Rússia - Reprodução/Inside Edition
Tripulação de navio resgatou uma cadela em um iceberg enquanto estava a caminho de um terminal de petróleo no Golfo de Ob, no norte da Rússia Imagem: Reprodução/Inside Edition

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/06/2021 16h34Atualizada em 09/06/2021 16h34

Marinheiros de um navio na Rússia resgataram uma cadela da raça samoieda em um iceberg depois dela vagar por mais de uma semana em uma região gelada no Ártico, informou a mídia estatal russa.

Os navegadores estavam a caminho de um terminal de petróleo no Golfo de Ob, no norte da Rússia e quando a embarcação se aproximava da vila de Mys Kamenny, a tripulação avistou o animal perdido na lateral do veículo náutico.

"Colocamos para fora a escada, pela qual a cadela embarcou sozinha. Mais tarde, com a ajuda do celular, estabelecemos contato com a população local e encontramos a dona dela", disse Evgeny Nagibin, um assistente de navegação, ao canal Rússia 1.

A cadela, de 1 ano, foi levada até uma aldeia próxima para que a dona pudesse revê-la. Segundo relatos, a mascote teria fugido durante uma caminhada em uma cidade da área — e provavelmente não teria sobrevivido sem a intervenção da tripulação.

O nome da peluda é Aika e ela não costumava ir em nenhum lugar desacompanhada, conforme contou a dona dela, Svetlana Chereshneva, à CNN: "Não temos ideia de como ela chegou lá [no iceberg]."

Um vídeo compartilhado pelo site Inside Edition mostra o momento em que Aika foi resgatada. Nas imagens, é possível ver a cadela de penugem espessa a bordo do navio caminhando e abanando seu rabo.