Topo

Esse conteúdo é antigo

Corpo da mãe de policial que ajudou nas buscas em Miami é achado soterrado

Hilda Noriega tinha 92 anos e morou no condomínio por mais de duas décadas - Reprodução/ Facebook/ Twitter/ North Bay Village Government
Hilda Noriega tinha 92 anos e morou no condomínio por mais de duas décadas Imagem: Reprodução/ Facebook/ Twitter/ North Bay Village Government

Do UOL, em São Paulo

30/06/2021 15h53Atualizada em 30/06/2021 16h06

Hilda Noriega, de 92 anos, estava desaparecida desde quinta-feira (24), quando houve o desabamento parcial de um prédio do complexo Champlain Towers South, localizado em Surfside, perto de Miami, na Flórida (EUA).

Hoje as autoridades confirmaram que seu corpo foi encontrado, com a triste coincidência de Hilda ser mãe de Carlos Noriega, chefe da polícia local que ajudou nos primeiros socorros das vítimas do desastre. Ela é uma das 16 vítimas confirmadas como mortas. As buscas continuam para tentar localizar cerca de 145 desaparecidos.

Segundo o New York Post, Sally Noriega, mulher de Carlos, disse que Hilda se mudou de Cuba para os EUA na década de 1960.

Familiares também disseram que ela era animada e independente, além de ter sido moradora do condomínio por mais de 20 anos. Eles anunciaram a morte da matriarca pelas redes sociais e também pelo Twitter do governo de North Bay Village.

foto 1 - REUTERS/Marco Bello - REUTERS/Marco Bello
Parte do prédio que desabou no condomínio Champlain Towers South, em Miami
Imagem: REUTERS/Marco Bello

"É com grande tristeza que anunciamos o trágico falecimento de Hilda Norieda, mãe do chefe de polícia Carlos Noriega. A família foi notificada na noite passada da recuperação e identificação positiva de sua mãe na cena catastrófica do Champlain Towers South", escreveram.

Eles agradeceram o apoio e esforços pelas buscas de Hilda e dos demais desaparecidos, citando também as autoridades locais e estaduais da Flórida.

"Os Noriegas perderam o 'coração e a alma' e a 'matriarca' de sua família, mas passarão dessa fase abraçando o amor incondicional pelo qual Hilda era conhecida", disseram no comunicado à imprensa.

A família também pediu privacidade para lidar com essa "perda horrível e dolorosa".

O neto de Hilda, Mike Noriega, também expressou suas condolências e agradecimentos que vêm recebendo em seu perfil no Instagram.

Ele pediu que as pessoas espalhassem a história da avó, porque a família deseja que "todos se lembrem dela pela forma que ela viveu, não pela forma como ela morreu".

"Por favor, continuem rezando por aqueles que estão desaparecidos e pelas suas famílias, bem como por nossos heroicos primeiros socorristas e representantes", escreveu Mike reforçando ainda o pedido de privacidade para a família.

Veja o momento da queda: